/
/
EPATV desenha sacos Namorar Portugal

EPATV desenha sacos Namorar Portugal

A re.store apresentou, no dia 27 de fevereiro, na Casa do Conhecimento, em Vila Verde, a terceira inovação do programa Namorar Portugal: um saco de pano desenhado pelos alunos da EPATV e executado pelos utentes da APPACDM e da Cuidar +, com apoio da Câmara Municipal.

A presidente da Câmara de Vila Verde, salientou a entrada deste novo produto na marca “Namorar Portugal”, depois de um gelado de mirtilo e de um kit de bordados para destacar “um produto que promove a sustentabilidade, o amor ao planeta, é terapêutico, feito pelos utentes da APPACDM e com o conhecimento dos alunos da EPATV, a melhor Escola Profissional de Portugal”.

A Re.store é um projeto — dinamizado por Sílvia Correia — que assenta na reutilização de desperdícios têxteis através de ações de inclusão social que já aproveitou cinco toneladas de resíduos e gerou receitas de 50 mil euros para os parceiros.

Neste programa, a EPATV, através dos alunos do Curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica, desenhou vários projetos, tendo sido escolhidos dois modelos de sacos de pano, ao gosto do mercado, que foram executados por utentes da APPACDM de Vila Verde e da Associação Cuidar +.

A sessão começou e encerrou com um pequeno vídeo realizado pelos alunos do Curso Técnico Profissional de Multimédia da EPATV e que resume todas as fases deste projeto inovador.
O diretor geral da EPATV, João Luís Nogueira, realçou que “este trabalho a vós se deve, alunos, utentes da APPACDM e idosos do Cuidar+”, salientando ser um projeto “transversal, ambiental e social: deixa-me orgulhoso esta vossa colaboração sobretudo na componente social, coisa rara nos dias de hoje”.
João Luís Nogueira referiu, ainda, a reciprocidade mútua deste projeto: “nem sempre a reciprocidade é plena, só tem um sentido, mas neste caso é nos dois sentidos”, recusando qualquer receita da venda destes dois sacos.

“Estou profundamente orgulhoso da vossa forma de estar social e profissionalmente porque a vossa criatividade não tem preço e deriva de dois grandes projetos da EPATV, o EPAjuda e o EcoEscolas nos quais aprendemos a saber que, antes de sermos bons profissionais, temos de ser boas pessoas. Agradeço à Câmara Municipal de Vila verde a oportunidade de participar.”

Sílvia Correia, responsável pela Re.store, explicou que toda a criatividade e concepção do projeto ficou a cargo dos alunos da EPATV, a parte dos bordados é da responsabilidade da APPACDM e a costura ao projeto Cuidar+. “Somos uma empresa de inovação social, com preocupações ambientais, e onde queremos que os nossos parceiros se sintam bem”, referiu Sílvia Correia.

O projeto apresentado aos alunos tinha duas premissas: “reutilização de tecidos e quem o vai fazer”. Depois das várias ideias surgidas, criaram-se dois sacos em tecido reciclável e com aproveitamento de desperdícios. “Um tem um bolso transformado em envelope remetendo para a estética dos Lenços dos Namorados e um outro com uma pomba estampada e bordado alinhado feito pelos utentes da APPACDM”.
“O objetivo era fazer dois sacos apetecíveis e para venda”, uma vez que parte do dinheiro dessa venda reverte para as instituições que o realizam.”

A autarca Júlia Fernandes destacou o combate ao plástico, “um grande flagelo”. “Razão tinham as nossas avós que usavam sacos de pano no seu dia a dia. São mais ecológicos, recicláveis e estes, ainda, por cima, falam e são feitos com amor” — lembrou.

Sandra Santos, do Cuidar+, referiu-se a esta parceria usando três Pês: “pedagogia, planeta a cuidar e pessoas a fazer”. A Cuidar +, projeto dirigido para a reabilitação física, cognitiva, reinserção social e integração na sociedade de idosos, participou na confeção dos sacos.

Já o presidente da APPACDM de Braga, Bruno Ramos, sinceramente feliz, agradeceu “o terem se lembrado de nós. Os nossos jovens sentem-se realizados, incluídos e este é um trabalho maravilhoso, com qualidade”, destacando: “sentirem-se importantes não tem preço porque não há palavra para descrever o vosso empenho”.