Projetos

co-funded

People Organising Redevolpment technology and Sustainability (PORTS) – número 2019-1-IT02-KA229_062250 – Envolve Itália, Portugal, Estónia, Chipre, Grécia e Croácia. Este projeto procura abordar a importância dos portos comerciais na história de cada um dos países envolvidos, para o desenvolvimento das regiões envolventes, a minimização do seu impacto ambiental e as perspetivas futuras de desenvolvimento que potenciam.

Transmitting our Cultural heritage to New generations –  número 2019-1-TR01-KA229-073855 – Envolve Portugal, Turquia, Eslováquia, Letónia, Roménia e Itália. Nesta parceria pretende-se promover e sensibilizar os participantes para a necessidade de preservar a herança cultural, trocar boas práticas e preparar cidadãos europeus mais conscientes e capazes.

Website do projeto – www.heritages.net
Facebook account: https://www.facebook.com/groups/831537097242105
Newsletter
Website do Projeto EPATV – PT 
Project website EPATV – EN

Erasmus Model United Nations – número 2019-1-TR01-KA229-074086 – envolve Portugal, Espanha, Turquia, Itália e Lituânia. Visa mediante o emprego do Modelo Nações Unidas promover a literacia e tomada de consciência e capacidade de discussão argumentativa dos alunos participantes face à atualidade, promovendo a cidadania ativa e informada.

Website do projecto: www.erasmun.weebly.com

Generative Applications to Manage Education (GAME) – número 2019-1-TR01-KA229- 076444 – Portugal, Turquia, Croácia, Letónia, Grécia e Macedónia do Norte. O projeto visa promover a “gamificação” no currículo escolar, produzindo materiais e obter um maior sucesso escolar na comunidade escolar.

Schools 4.0-Innovation in Vocational Education – número 2018-1-PT01-KA202-047463.

Newsletter – ISSUE 2 – APRIL 2020
Website do projeto e mais informação em: www.vetinnovation4o.com

e-Book Schools 4.0 - Download

Website Boost Your Green – www.boostyourgreen.com

Website Refugees and Migrants – www.refugeesandmigrants.com

Este projeto encontra-se na fase de concluído

O projeto LEAF – Laboratório do Futuro da Educação de Adultos (2019-PT01-KA104-060301) pretendia melhorar as competências dos profissionais de Educação de Adultos da EPATV, respondendo aos desafios do que é – ou deveria ser – a educação de adultos no século XXI.

Este projeto visava:

– Aumentar as competências digitais dos profissionais ligados à Educação de Adultos; aumentar as competências dos profissionais no que respeita a iniciativas / projetos relacionados com a literacia digital / literacia mediática a nível europeu, de forma que possam intervir junto dos aprendentes, construindo com eles sentido crítico perante informação disponibilizada por diversas vias e em contextos diversos; promover o conhecimento de estratégias de trabalho em literacia digital dos educadores de adultos e do staff que trabalham na EPATV no que respeita à Literacia Digital; promover o conhecimento de estratégias de trabalho em literacia digital com grupos mais desfavorecidos: migrantes, minorias étnicas, pessoas de territórios de baixa densidade.

– Aprofundar conhecimentos de práticas/metodologias que entidades/ empresas levem a cabo como políticas de gestão da idade, favorecendo o trabalhador sénior, deixando-o mais livre para atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV); compreender quais são as estratégias mais eficazes para trabalhar a motivação de pessoas com mais de 50 anos, ativas no mercado de trabalho, promotoras do bem-estar no local de trabalho; identificar e compreender quais as metodologias utilizadas no que respeita à partilha de conhecimentos entre trabalhadores mais velhos e mais novos;

– Conhecer as principais políticas públicas da EU no que respeita à Educação de Adultos; compreender quais as diferentes formas de organização e gestão dos sistemas de EA na Europa, em particular, no que respeita às estratégias regionais, locais e ao financiamento disponível; aumentar as competências de defesa do setor, para os dirigentes da organização/departamentos, através do (re)conhecimento de práticas decorrentes de anteriores iniciativas europeias ou da frequência de formação adequada.

Este projeto teve início em setembro de 2019 e teve fim em agosto de 2022. Previa 21 mobilidades; no entanto foram realizadas 26.

As atividades realizadas foram as seguintes:

-Younger staff training, setembro 2019, organizado pela EAEA – Bélgica

– Formação em SEA Transformatori, dezembro 2019 – Itália

– Workshop sobre a digitalização no âmbito do projeto Erasmus FutureLabAE, dezembro 2019 – Finlândia

– Workshop e formação – Innovation, co-creation and outreach on adult education, janeiro 2019 – Roménia

– Atividade de formação – Filling the skills gap of European vet learners (Skills4Vet), fevereiro 2020 – Reino Unido

– SAFE – Learning and Democracy, organizado pela VHS Vienna, novembro 2021 – Austria

– Encouraging Creative Thinking, organizado pelo ICT International Training Center, maio 2022 – República Checa

– Short training – Innovative work-life balance tools to promote equality of men and women, organizado pela Dafni Kek, no âmbito do projeto Erasmus Work-lefe balance, abril 2022 – Grécia

– Sharing gastronomy experience, organizado pelo Vet Center Zimunai, maio 2022 – Lituânia

– Lifelong Learning Lab 2022, organizado pela LLL Platform, maio 2022 – França

– Community Education in Ireland, organizado pela Aontas, junho 2022 – Irelanda

O projeto UP-AEPRO (2018-1-PT01-KA204-047456) encontra-se na fase de concluído. Procurou responder à constante necessidade e interesse dos formadores e restante staff que trabalha em educação de adultos (EA) de aprender mais sobre os desenvolvimentos europeus na educação de adultos e nos sistemas e inovação de outros países. Em particular, o projeto contribuiu para aprofundar o conhecimento e promover a discussão sobre a estratégia europeia recém-lançada em educação de adultos, a iniciativa Upskilling Pathways (UP). A EPATV coordenou este projeto em parceria com a European Association for the Education of Adults – EAEA (Bélgica) e envolveu parceiros da Dinamarca, Reino Unido, Suécia e Finlândia. O projeto terminou em dezembro de 2020 e desenvolveu uma série de webinars e um toolkit que podem ser consultados em: https://eaea.org/project/up-aepro/

O projeto Future LabAE – Future Lab for adult education (2018-1-PT01-KA204-047456) encontra-se na fase de concluído. Procurou abordar duas questões principais: a situação da democracia na Europa, onde um número crescente de cidadãos que, descontentes com o poder político, começam a inclinar-se para partidos populistas ou preferem não votar; e o número assustadoramente alto de pessoas na Europa que não possuem competências básicas, principalmente as digitais, deixando parte da população incapaz de beneficiar da transformação digital. A educação de adultos tem um papel a desempenhar no apoio a sociedades e indivíduos para lidar com essas duas questões.

O projeto iniciou em novembro de 2018 e terminou em agosto de 2021; foi coordenado pelo Instituto para a Educação Permanente – INFREP (França) em parceria com a European Association for the Education of Adults – EAEA (Bélgica) e contemplou também parceiros da Áustria (VHS Wien), Eslováquia (AIVD), Finlândia (KVS e University of Eastern Finland), Irlanda (AONTAS) e, ainda, Suíça (SVEB).

Website do projeto e mais informação em: www.eaea.org

VET CHARTER – 1-9-2018 a 31-8-2020- Projeto  nº 2018-1-PT01-KA116-047433- “GTI-4.0 – Globalização, Tecnologia e Desigualdade – o futuro 4.0”

CANDIDATURAS e CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Abertas candidaturas para Estágios PRO—a partir de 15 de Novembro até Maio de 2020- consultar site e facebook
  • estágios para 2 meses – 2 vaga
  • estágio para 3 meses – 2 vagas

Critérios de seleção para ERASMUS PRO (para ex-alunos com curso profissional terminado na EPATV, há menos de 1 ano – (quem terminou a partir de Julho de 2019)

  • ter terminado o curso profissional na EPATV há menos de 1 ano – 10%
  • ter a Ficha de Candidatura aprovada pelo Coordenador do projeto – 10%
  • apresentar uma motivação e local de estágio pretendido justificado – 10%
  • ter domínio da língua do pais de destino, no mínimo ao nível A2 – 10%
  • revelar proficiência na língua inglesa no mínimo ao nível B1 – 10%
  • ter aprovação da direção pedagógica, ou do diretor de turma do ano finalista – 20%
  • revelar espírito de iniciativa, empreendedorismo, tolerância, responsabilidade e interesse a partir da Entrevista com SPO – 20%
  • prioridade aos candidatos que nunca participaram em projetos similares – 10%

Destinos – a designar de acordo com as expectativas e seleção do candidato a indicar na Ficha de Candidatura

VET CHARTER – 1-6-2019 a 30-11-2020- Projeto nº 2019-1-PT01-KA116-060411 –“Skills Innovation 4.0”

CANDIDATURAS e CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Abertas candidaturas para Estágios PRO – a partir de 15 de Novembro até Abril de 2020- consultar site e facebook
  • estágio para 4 meses – 6 vagas

Critérios de seleção para ERASMUS PRO (para ex-alunos com curso profissional terminado na EPATV, há menos de 1 ano – (quem terminou a partir de Julho de 2019)

  • ter terminado o curso profissional na EPATV há menos de 1 ano – 10%
  • ter a Ficha de Candidatura aprovada pelo Coordenador do projeto – 10%
  • apresentar uma motivação e local de estágio pretendido justificado – 10%
  • ter domínio da língua do pais de destino, no mínimo ao nível A2 – 10%
  • revelar proficiência na língua inglesa no mínimo ao nível B1 – 10%
  • ter aprovação da direção pedagógica, ou do diretor de turma do ano finalista – 20%
  • revelar espírito de iniciativa, empreendedorismo, tolerância, responsabilidade e interesse a partir da Entrevista com SPO – 20%
  • prioridade aos candidatos que nunca participaram em projetos similares – 10%

Destinos – a designar de acordo com as expectativas e seleção do candidato a indicar na Ficha de Candidatura

Projeto nº 2019-1-ES01-KA202-064745

Público-alvo
Alunos, Professores, Instituições e Escolas de Ensino Profissional, Empresas, Entidades de Empregabilidade, Agentes de Educação e outras redes Europeias.

Critérios de seleção para participação em reuniões/ mobilidades

Para formação de staff:
1. Bons conhecimentos sobre o tema do evento de formação;
2. Experiência sobre o tema da formação;
3. Bom nível de idiomas (preferencialmente inglês);
4. Boas competências de comunicação.

Para intercâmbio de alunos:
– Alunos ligados a áreas de gestão;
– Alunos que trabalharam em projetos de inovação.

Os objetivos do projeto são:
– Complementar o trabalho existente do EROVET e expandi-lo com novos projetos;
– Assegurar que a rede EROVET seja reconhecida em toda a Europa como uma parceria de ponta, tornando-se um ponto de referência para as partes interessadas no EFP;
– Garantir que os jovens estão mais bem preparados para o mundo do trabalho, assegurando a sua empregabilidade, competências técnicas e sociais, atendendo a necessidades atuais e futuras dos empregadores;
– Promover formação e desenvolvimento de competências que melhor se alinhem com as necessidades dos empregadores;
– Compartilhar boas práticas transnacionalmente, contribuindo para a mobilidade dos jovens, das suas competências e empregabilidade.

www.erovet.eu

Green Entrepreneurs 2018-1-LV01-KA229-046962

https://erasmus-sers.si/

 

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

O projeto Qualifica + – Upskilling Adult Education Professionals’ skills (2020-PT01-KA104-077880) pretendia melhorar as competências dos profissionais de Educação de Adultos da EPATV. Responde aos desafios do que é – ou deveria ser – a educação de adultos no século XXI.

Este projeto visava:

– Incrementar as competências dos profissionais em Literacia, nomeadamente, através da participação em formação sobre metodologias, estratégias de motivação de públicos-alvo, técnicas específicas de abordagem da leitura e escrita com adultos; promover o aumento das competências dos profissionais no que respeita a iniciativas e projetos relacionados com a Literacia e competências básicas a nível europeu, de forma que possam intervir junto dos aprendentes, e junto de parceiros locais que venham a ser mobilizados para a implementação de atividades de promoção da Literacia (ex. municípios, bibliotecas, associações recreativas); promover o conhecimento de estratégias de trabalho em literacia com grupos tendencialmente mais desfavorecidos, em particular em territórios de baixa densidade (como é o caso de Vila Verde).

– Aprofundar conhecimentos de práticas ou metodologias que entidades/ empresas levem a cabo como as oportunidades para as pessoas utilizarem e desenvolverem as suas competências, incluindo no trabalho; compreender quais são as estratégias mais eficazes para trabalhar a motivação dos trabalhadores, considerando boas práticas desenvolvidas e testadas em empresas; identificar e compreender quais as metodologias utilizadas pelos centros de educação de adultos em empresas, em particular, em países com forte tradição de trabalho de formação formal e não formal em contexto empresarial.

Este projeto teve início em outubro de 2020 e terminou em setembro de 2023. Previa 11 mobilidades; no entanto, foram realizadas 18.

 As atividades realizadas foram as seguintes:

– Work-life Balance tools to promote equality of men and women, organizado pela Dafni Kek, abril 2022 – Grécia

– Qualifica+ – Learning from others, fevereiro 2023, organizado pela Patatrac – Itália

– Transversal skills for work and life – Strengthening Guidance and Validation, abril 2023 – França

– Innovative Approaches to Teaching, maio 2023 – República Checa

– Innovative Approaches to Teaching, maio 2023 – Espanha

– Short Training – learning from others, organizado pela EAEA (European Association for the Education of Adults), maio 2023 – Bélgica

– Adult Learning and the Green Transition (EAEA annual conference), junho 2023 – Croácia

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

    O projeto SAFE – Safe spAces For lEarning (2020-1-PT01-KA204-078631)             tinha por objetivo a inclusão e a mudança social, melhorando e ampliando a oferta de oportunidades de aprendizagem de alta qualidade para adultos, através da criação de um guia abrangente para a criação e manutenção de espaços seguros de aprendizagem («Safe Spaces»), incluindo uma extensa pesquisa sobre o conceito de espaço seguro de aprendizagem. O projeto procurava também aumentar a procura de aprendizagem através de estratégias eficazes de divulgação, orientação e motivação facilitadas pela criação de um jogo de tabuleiro cujo objetivo não é apenas reconhecer os elementos seguros e inseguros de um ambiente de aprendizagem, mas também fornecer soluções e trabalhar para resolver conflitos através da compreensão.

Este projeto teve início em outubro de 2020 e terminou em julho de 2023. Os parceiros envolvidos foram: Dafni Kentro Epaggelmatikis Katartisis (Grécia); Patatrac Associazione Di Promozione Sociale (Itália); European Association for the Education of Adults (Bélgica); Die Wiener Volkshochschulen GMBH (Áustria); International Council for Adult Education (Sérbia). O coordenador deste projeto foi a EPATV.

Pode consultar os resultados do projeto no website: 

https://www.safespacesale.eu/

 

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

O projeto Work-Life Balance – Innovative work-life balance tools to promote equality of men and women (2019-1-CZ01-KA204-061180) tinha por objetivos aumentar a consciência sobre a igualdade de género e a inclusão social e mudar a atitude da sociedade de tal forma que menos pessoas vivenciem a discriminação de género.

O projeto apoiou o desenvolvimento de competências essenciais de Gestores de RH, especialistas em RH, chefes e empregadores na área da igualdade de tratamento com o objetivo de apoiar o emprego principalmente de mulheres em licença de maternidade.

Paralelamente, o projeto procurou dotar os educadores de adultos e os consultores de competências básica no domínio do equilíbrio entre trabalho e vida.

Por último, mas não menos importante, o projeto focou-se em interconectar a teoria e a prática na área de recursos humanos, procurando aprofundar parcerias entre instituições de ensino e empresas, apoiando a aprendizagem ao longo da vida com o objetivo de melhorar as condições de trabalho.

Este projeto teve início em dezembro de 2019 e terminou em junho de 2022.

Foi coordenado por Asociace odborniku v andragogice CR, z.s. (República Checa) e contou com as parcerias de Asociacia instituciivzdelavania dospelych vSlovenskej republique (AIVD – Eslováquia); Dafni Kentro Epaggelmatikis Katartisis (Grécia) e, claro, a EPATV.

Pode consultar a página de Facebook do projeto:

https://www.facebook.com/Work-life-Balance-105899420954719

Pode consultar os resultados intelectuais deste projeto na plataforma Moodle através do link:

https://moodle.aoacr.cz/login/index.php

 

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

Motiv-Action – Motivating Low-Skilled Adults in Accessing Upskilling Pathways to Increase Job Opportunities (2020-1-SE01-KA204-077884) foi um projeto coordenado pela Igitego (Suécia) e que contou com uma rede de parceiros de diferentes países: Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Itália, Letónia e Portugal.

Este projeto visava fornecer uma estratégia abrangente para a criação de novas oportunidades de carreira para adultos desempregados através de uma estratégia que procurava aumentar a oferta de serviços de orientação digital. O consórcio MOTIV-ACTION era constituído por uma aliança europeia de Centros e Confederações de Educação de Adultos, Centros e Agências de Emprego, Operadores de Orientação de Carreira e Aconselhamento, Autoridades Públicas que operam na prestação de serviços de Emprego e redes nacionais e internacionais.

MOTIV-ACTION projetou, desenvolveu e testou um kit de ferramentas metodológicas (explorado na forma de e-book, audiolivro para formandos adultos e na forma de e-book e MOOC para educadores de adultos / conselheiros de emprego) que apoia a adoção de uma abordagem digital, aberta e multicanal para a orientação profissional, promovendo a criação de um diálogo mais forte entre adultos desempregados e conselheiros de carreira / educadores de adultos. 

Este projeto iniciou em novembro de 2020 e terminou em julho de 2023.

Consulte os resultados do projeto em:

 https://motiv-action.eu/pt/project-motiv-action-portugues/

 

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

O principal objetivo do projeto UNITY – UNited in adult inclusion for employabiliTY – (KA220 – ADU) era contribuir para a inclusão de adultos portadores de deficiência no mercado de trabalho e facilitar o processo de transição da educação e formação para o emprego criando ferramentas sensíveis dinâmicas e inclusivas para uso em toda a Europa.  

Os parceiros envolvidos neste projeto (cuja entidade coordenadora é SS. Cyril and Methodius University in Skopje- Faculty of Philosophy (República da Macedónia do Norte), contando com a parceria da University of Nicosia, School od Education (Chipre) e da EPATV (Portugal)) pretendiam assim:

  • criar ferramentas que tornem a empregabilidade dos adultos portadores de deficiência mais acessível (foi criado um formulário de Curriculum Vitae, por exemplo)
  • fornecer guias orientadores para as entidades empregadoras
  • melhorar as competências quer dos educadores, quer dos próprios adultos portadores de deficiência.

Este projeto teve início em fevereiro de 2022 e terminou em setembro 2023.

Consulte os resultados do projeto em:

https://unitedinincstg.wpengine.com/

Este projeto encontra-se em desenvolvimento.

O projeto BEEP – Basic Education and Empowerment for Political Participation (2021-2-AT01-KA220-ADU-000048693) pretende trabalhar as questões da participação nos processos de tomada de decisão pelos aprendentes. Entre os vários resultados que este projeto tem previstos destaca-se a elaboração de ferramentas e metodologias que promovam dinâmicas de participação conscientes e ativas em todos os campos de decisão política e social.

Este projeto, iniciado em abril de 2022 e com término em março 2024, é coordenado pela entidade austríaca VHS e conta com a parceria de Arcipelago (Itália), Dafni Kek (Grécia), AONTAS (Irlanda) e, claro, EPATV (Portugal).

Consulte os resultados do projeto em:

https://projectbeep.eu/research-results/

Este projeto encontra-se em desenvolvimento.

        O projeto Diverse Courses ( Understanding and unlocking learners’ and educators’ potentials in diverse courses – nº2023-1-AT01-KA220-ADU-000163999) tem por principal objetivo contribuir para a inclusão e a diversidade na educação de adultos, ajudando os educadores a lidar com a crescente diversidade e as necessidades diferenciadas dos alunos nos seus cursos. Para atingir este objetivo, o consórcio deste projeto desenvolverá um         conjunto de recursos para os educadores compreenderem melhor as diversas necessidades dos alunos e fornecer-lhes-á abordagens didáticas para satisfazer essas necessidades, para desbloquear todo o potencial dos alunos e dos educadores.

As atividades que o consórcio vai implementar são:

– Ferramentas de mapeamento de cursos serão desenvolvidas e testadas em 18 cursos específicos e serão criadas personas de alunos e educadores, para melhor compreender as suas necessidades.

–  Cenários didáticos para adequação do ensino às necessidades das personas identificadas serão testados em 18 cursos específicos.

– Os resultados do projeto serão apresentados numa plataforma online interativa, workshops, webinars e artigos, através dos quais os educadores conhecerão as abordagens criadas.

Os resultados esperados são:

– Um manual que apresenta ferramentas para traçar perfis de alunos e educadores.

– Um Tutorial de Personas: um guia passo a passo explicará como desenvolver Personas de Alunos e Educadores – representantes fictícios, mas realistas, de grupos-alvo, para compreender as suas origens.

– Através de um conjunto de ferramentas com cenários didáticos específicos, estão disponíveis abordagens sobre como adaptar o ensino às necessidades identificadas, para desbloquear o potencial dos alunos e melhorar as competências dos educadores para lidar com a diversidade.

 

Brevemente será disponibiizado o site do projeto.

Entretanto, pode acompanhar novidades sobre o projeto na página de Facebook: https://www.facebook.com/diversecourseserasmusproject

E a página do LinkedIn: https://www.linkedin.com/showcase/diverse-courses/

 

Este projeto encontra-se em desenvolvimento.

Este projeto de mobilidades (2023-1-PT01-KA121-ADU-000135593) corresponde à primeira subvenção pedida no âmbito da acreditação; entrou em vigor em junho de 2023 e terá o seu término em agosto de 2024.

Estão 13 mobilidades aprovadas.

As propostas de mobilidades serão divulgadas atempadamente.

Os critérios de seleção dos participantes são:

– Domínio da língua inglesa (compreensão oral – 1 ponto / expressão oral – 1 ponto) – 2 pontos;

– Disponibilidade para viajar – 2 pontos;

– Experiência prévia – 2 pontos;

– Necessidade de formação nessa temática – 2 pontos;

– Potencial multiplicador dos resultados – 2 pontos

Total de 10 pontos

Em caso de empate, será efetuada uma entrevista para seleção final.

 

Este projeto encontra-se em desenvolvimento.

A EPATV obteve a acreditação na área de Educação de Adultos em 2022.

Relembramos que a Acreditação Erasmus é o instrumento que confirma que a EPATV, no setor da educação de adultos, detém uma estratégia para a implementação de atividades de mobilidade com elevados padrões de qualidade, assente num plano institucional de desenvolvimento europeu, o que permite que, anualmente, e no período de vigência da acreditação (2022-2027), solicitemos apenas as subvenções necessárias às mobilidades planeadas a curto prazo.