Projetos

EN_Co-fundedbytheEU_RGB_POS

People Organising Redevolpment technology and Sustainability (PORTS) – número 2019-1-IT02-KA229_062250 – Envolve Itália, Portugal, Estónia, Chipre, Grécia e Croácia. Este projeto procura abordar a importância dos portos comerciais na história de cada um dos países envolvidos, para o desenvolvimento das regiões envolventes, a minimização do seu impacto ambiental e as perspetivas futuras de desenvolvimento que potenciam.

Transmitting our Cultural heritage to New generations –  número 2019-1-TR01-KA229-073855 – Envolve Portugal, Turquia, Eslováquia, Letónia, Roménia e Itália. Nesta parceria pretende-se promover e sensibilizar os participantes para a necessidade de preservar a herança cultural, trocar boas práticas e preparar cidadãos europeus mais conscientes e capazes.

Website do projeto – www.heritages.net
Facebook account: https://www.facebook.com/groups/831537097242105
Newsletter
Website do Projeto EPATV – PT 
Project website EPATV – EN

Erasmus Model United Nations – número 2019-1-TR01-KA229-074086 – envolve Portugal, Espanha, Turquia, Itália e Lituânia. Visa mediante o emprego do Modelo Nações Unidas promover a literacia e tomada de consciência e capacidade de discussão argumentativa dos alunos participantes face à atualidade, promovendo a cidadania ativa e informada.

Website do projecto: www.erasmun.weebly.com

Generative Applications to Manage Education (GAME) – número 2019-1-TR01-KA229- 076444 – Portugal, Turquia, Croácia, Letónia, Grécia e Macedónia do Norte. O projeto visa promover a “gamificação” no currículo escolar, produzindo materiais e obter um maior sucesso escolar na comunidade escolar.

Schools 4.0-Innovation in Vocational Education – número 2018-1-PT01-KA202-047463.

Newsletter – ISSUE 2 – APRIL 2020
Website do projeto e mais informação em: www.vetinnovation4o.com

e-Book Schools 4.0 - Download

Website Boost Your Green – www.boostyourgreen.com

Website Refugees and Migrants – www.refugeesandmigrants.com

Este projeto encontra-se na fase de concluído

O projeto LEAF – Laboratório do Futuro da Educação de Adultos (2019-PT01-KA104-060301) pretendia melhorar as competências dos profissionais de Educação de Adultos da EPATV, respondendo aos desafios do que é – ou deveria ser – a educação de adultos no século XXI.

Este projeto visava:

– Aumentar as competências digitais dos profissionais ligados à Educação de Adultos; aumentar as competências dos profissionais no que respeita a iniciativas / projetos relacionados com a literacia digital / literacia mediática a nível europeu, de forma que possam intervir junto dos aprendentes, construindo com eles sentido crítico perante informação disponibilizada por diversas vias e em contextos diversos; promover o conhecimento de estratégias de trabalho em literacia digital dos educadores de adultos e do staff que trabalham na EPATV no que respeita à Literacia Digital; promover o conhecimento de estratégias de trabalho em literacia digital com grupos mais desfavorecidos: migrantes, minorias étnicas, pessoas de territórios de baixa densidade.

– Aprofundar conhecimentos de práticas/metodologias que entidades/ empresas levem a cabo como políticas de gestão da idade, favorecendo o trabalhador sénior, deixando-o mais livre para atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV); compreender quais são as estratégias mais eficazes para trabalhar a motivação de pessoas com mais de 50 anos, ativas no mercado de trabalho, promotoras do bem-estar no local de trabalho; identificar e compreender quais as metodologias utilizadas no que respeita à partilha de conhecimentos entre trabalhadores mais velhos e mais novos;

– Conhecer as principais políticas públicas da EU no que respeita à Educação de Adultos; compreender quais as diferentes formas de organização e gestão dos sistemas de EA na Europa, em particular, no que respeita às estratégias regionais, locais e ao financiamento disponível; aumentar as competências de defesa do setor, para os dirigentes da organização/departamentos, através do (re)conhecimento de práticas decorrentes de anteriores iniciativas europeias ou da frequência de formação adequada.

Este projeto teve início em setembro de 2019 e teve fim em agosto de 2022. Previa 21 mobilidades; no entanto foram realizadas 26.

As atividades realizadas foram as seguintes:

-Younger staff training, setembro 2019, organizado pela EAEA – Bélgica

– Formação em SEA Transformatori, dezembro 2019 – Itália

– Workshop sobre a digitalização no âmbito do projeto Erasmus FutureLabAE, dezembro 2019 – Finlândia

– Workshop e formação – Innovation, co-creation and outreach on adult education, janeiro 2019 – Roménia

– Atividade de formação – Filling the skills gap of European vet learners (Skills4Vet), fevereiro 2020 – Reino Unido

– SAFE – Learning and Democracy, organizado pela VHS Vienna, novembro 2021 – Austria

– Encouraging Creative Thinking, organizado pelo ICT International Training Center, maio 2022 – República Checa

– Short training – Innovative work-life balance tools to promote equality of men and women, organizado pela Dafni Kek, no âmbito do projeto Erasmus Work-lefe balance, abril 2022 – Grécia

– Sharing gastronomy experience, organizado pelo Vet Center Zimunai, maio 2022 – Lituânia

– Lifelong Learning Lab 2022, organizado pela LLL Platform, maio 2022 – França

– Community Education in Ireland, organizado pela Aontas, junho 2022 – Irelanda

O projeto UP-AEPRO (2018-1-PT01-KA204-047456) encontra-se na fase de concluído. Procurou responder à constante necessidade e interesse dos formadores e restante staff que trabalha em educação de adultos (EA) de aprender mais sobre os desenvolvimentos europeus na educação de adultos e nos sistemas e inovação de outros países. Em particular, o projeto contribuiu para aprofundar o conhecimento e promover a discussão sobre a estratégia europeia recém-lançada em educação de adultos, a iniciativa Upskilling Pathways (UP). A EPATV coordenou este projeto em parceria com a European Association for the Education of Adults – EAEA (Bélgica) e envolveu parceiros da Dinamarca, Reino Unido, Suécia e Finlândia. O projeto terminou em dezembro de 2020 e desenvolveu uma série de webinars e um toolkit que podem ser consultados em: https://eaea.org/project/up-aepro/

O projeto Future LabAE – Future Lab for adult education (2018-1-PT01-KA204-047456) encontra-se na fase de concluído. Procurou abordar duas questões principais: a situação da democracia na Europa, onde um número crescente de cidadãos que, descontentes com o poder político, começam a inclinar-se para partidos populistas ou preferem não votar; e o número assustadoramente alto de pessoas na Europa que não possuem competências básicas, principalmente as digitais, deixando parte da população incapaz de beneficiar da transformação digital. A educação de adultos tem um papel a desempenhar no apoio a sociedades e indivíduos para lidar com essas duas questões.

O projeto iniciou em novembro de 2018 e terminou em agosto de 2021; foi coordenado pelo Instituto para a Educação Permanente – INFREP (França) em parceria com a European Association for the Education of Adults – EAEA (Bélgica) e contemplou também parceiros da Áustria (VHS Wien), Eslováquia (AIVD), Finlândia (KVS e University of Eastern Finland), Irlanda (AONTAS) e, ainda, Suíça (SVEB).

Website do projeto e mais informação em: www.eaea.org

VET CHARTER – 1-9-2018 a 31-8-2020- Projeto  nº 2018-1-PT01-KA116-047433- “GTI-4.0 – Globalização, Tecnologia e Desigualdade – o futuro 4.0”

CANDIDATURAS e CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Abertas candidaturas para Estágios PRO—a partir de 15 de Novembro até Maio de 2020- consultar site e facebook
  • estágios para 2 meses – 2 vaga
  • estágio para 3 meses – 2 vagas

Critérios de seleção para ERASMUS PRO (para ex-alunos com curso profissional terminado na EPATV, há menos de 1 ano – (quem terminou a partir de Julho de 2019)

  • ter terminado o curso profissional na EPATV há menos de 1 ano – 10%
  • ter a Ficha de Candidatura aprovada pelo Coordenador do projeto – 10%
  • apresentar uma motivação e local de estágio pretendido justificado – 10%
  • ter domínio da língua do pais de destino, no mínimo ao nível A2 – 10%
  • revelar proficiência na língua inglesa no mínimo ao nível B1 – 10%
  • ter aprovação da direção pedagógica, ou do diretor de turma do ano finalista – 20%
  • revelar espírito de iniciativa, empreendedorismo, tolerância, responsabilidade e interesse a partir da Entrevista com SPO – 20%
  • prioridade aos candidatos que nunca participaram em projetos similares – 10%

Destinos – a designar de acordo com as expectativas e seleção do candidato a indicar na Ficha de Candidatura

VET CHARTER – 1-6-2019 a 30-11-2020- Projeto nº 2019-1-PT01-KA116-060411 –“Skills Innovation 4.0”

CANDIDATURAS e CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Abertas candidaturas para Estágios PRO – a partir de 15 de Novembro até Abril de 2020- consultar site e facebook
  • estágio para 4 meses – 6 vagas

Critérios de seleção para ERASMUS PRO (para ex-alunos com curso profissional terminado na EPATV, há menos de 1 ano – (quem terminou a partir de Julho de 2019)

  • ter terminado o curso profissional na EPATV há menos de 1 ano – 10%
  • ter a Ficha de Candidatura aprovada pelo Coordenador do projeto – 10%
  • apresentar uma motivação e local de estágio pretendido justificado – 10%
  • ter domínio da língua do pais de destino, no mínimo ao nível A2 – 10%
  • revelar proficiência na língua inglesa no mínimo ao nível B1 – 10%
  • ter aprovação da direção pedagógica, ou do diretor de turma do ano finalista – 20%
  • revelar espírito de iniciativa, empreendedorismo, tolerância, responsabilidade e interesse a partir da Entrevista com SPO – 20%
  • prioridade aos candidatos que nunca participaram em projetos similares – 10%

Destinos – a designar de acordo com as expectativas e seleção do candidato a indicar na Ficha de Candidatura

Projeto nº 2019-1-ES01-KA202-064745

Público-alvo
Alunos, Professores, Instituições e Escolas de Ensino Profissional, Empresas, Entidades de Empregabilidade, Agentes de Educação e outras redes Europeias.

Critérios de seleção para participação em reuniões/ mobilidades

Para formação de staff:
1. Bons conhecimentos sobre o tema do evento de formação;
2. Experiência sobre o tema da formação;
3. Bom nível de idiomas (preferencialmente inglês);
4. Boas competências de comunicação.

Para intercâmbio de alunos:
– Alunos ligados a áreas de gestão;
– Alunos que trabalharam em projetos de inovação.

Os objetivos do projeto são:
– Complementar o trabalho existente do EROVET e expandi-lo com novos projetos;
– Assegurar que a rede EROVET seja reconhecida em toda a Europa como uma parceria de ponta, tornando-se um ponto de referência para as partes interessadas no EFP;
– Garantir que os jovens estão mais bem preparados para o mundo do trabalho, assegurando a sua empregabilidade, competências técnicas e sociais, atendendo a necessidades atuais e futuras dos empregadores;
– Promover formação e desenvolvimento de competências que melhor se alinhem com as necessidades dos empregadores;
– Compartilhar boas práticas transnacionalmente, contribuindo para a mobilidade dos jovens, das suas competências e empregabilidade.

www.erovet.eu

Green Entrepreneurs 2018-1-LV01-KA229-046962

https://erasmus-sers.si/

 

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

O projeto Qualifica + – Upskilling Adult Education Professionals’ skills (2020-PT01-KA104-077880) pretendia melhorar as competências dos profissionais de Educação de Adultos da EPATV. Responde aos desafios do que é – ou deveria ser – a educação de adultos no século XXI.

Este projeto visava:

– Incrementar as competências dos profissionais em Literacia, nomeadamente, através da participação em formação sobre metodologias, estratégias de motivação de públicos-alvo, técnicas específicas de abordagem da leitura e escrita com adultos; promover o aumento das competências dos profissionais no que respeita a iniciativas e projetos relacionados com a Literacia e competências básicas a nível europeu, de forma que possam intervir junto dos aprendentes, e junto de parceiros locais que venham a ser mobilizados para a implementação de atividades de promoção da Literacia (ex. municípios, bibliotecas, associações recreativas); promover o conhecimento de estratégias de trabalho em literacia com grupos tendencialmente mais desfavorecidos, em particular em territórios de baixa densidade (como é o caso de Vila Verde).

– Aprofundar conhecimentos de práticas ou metodologias que entidades/ empresas levem a cabo como as oportunidades para as pessoas utilizarem e desenvolverem as suas competências, incluindo no trabalho; compreender quais são as estratégias mais eficazes para trabalhar a motivação dos trabalhadores, considerando boas práticas desenvolvidas e testadas em empresas; identificar e compreender quais as metodologias utilizadas pelos centros de educação de adultos em empresas, em particular, em países com forte tradição de trabalho de formação formal e não formal em contexto empresarial.

Este projeto teve início em outubro de 2020 e terminou em setembro de 2023. Previa 11 mobilidades; no entanto, foram realizadas 18.

 As atividades realizadas foram as seguintes:

– Work-life Balance tools to promote equality of men and women, organizado pela Dafni Kek, abril 2022 – Grécia

– Qualifica+ – Learning from others, fevereiro 2023, organizado pela Patatrac – Itália

– Transversal skills for work and life – Strengthening Guidance and Validation, abril 2023 – França

– Innovative Approaches to Teaching, maio 2023 – República Checa

– Innovative Approaches to Teaching, maio 2023 – Espanha

– Short Training – learning from others, organizado pela EAEA (European Association for the Education of Adults), maio 2023 – Bélgica

– Adult Learning and the Green Transition (EAEA annual conference), junho 2023 – Croácia

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

    O projeto SAFE – Safe spAces For lEarning (2020-1-PT01-KA204-078631)             tinha por objetivo a inclusão e a mudança social, melhorando e ampliando a oferta de oportunidades de aprendizagem de alta qualidade para adultos, através da criação de um guia abrangente para a criação e manutenção de espaços seguros de aprendizagem («Safe Spaces»), incluindo uma extensa pesquisa sobre o conceito de espaço seguro de aprendizagem. O projeto procurava também aumentar a procura de aprendizagem através de estratégias eficazes de divulgação, orientação e motivação facilitadas pela criação de um jogo de tabuleiro cujo objetivo não é apenas reconhecer os elementos seguros e inseguros de um ambiente de aprendizagem, mas também fornecer soluções e trabalhar para resolver conflitos através da compreensão.

Este projeto teve início em outubro de 2020 e terminou em julho de 2023. Os parceiros envolvidos foram: Dafni Kentro Epaggelmatikis Katartisis (Grécia); Patatrac Associazione Di Promozione Sociale (Itália); European Association for the Education of Adults (Bélgica); Die Wiener Volkshochschulen GMBH (Áustria); International Council for Adult Education (Sérbia). O coordenador deste projeto foi a EPATV.

Pode consultar os resultados do projeto no website: 

https://www.safespacesale.eu/

 

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

O projeto Work-Life Balance – Innovative work-life balance tools to promote equality of men and women (2019-1-CZ01-KA204-061180) tinha por objetivos aumentar a consciência sobre a igualdade de género e a inclusão social e mudar a atitude da sociedade de tal forma que menos pessoas vivenciem a discriminação de género.

O projeto apoiou o desenvolvimento de competências essenciais de Gestores de RH, especialistas em RH, chefes e empregadores na área da igualdade de tratamento com o objetivo de apoiar o emprego principalmente de mulheres em licença de maternidade.

Paralelamente, o projeto procurou dotar os educadores de adultos e os consultores de competências básica no domínio do equilíbrio entre trabalho e vida.

Por último, mas não menos importante, o projeto focou-se em interconectar a teoria e a prática na área de recursos humanos, procurando aprofundar parcerias entre instituições de ensino e empresas, apoiando a aprendizagem ao longo da vida com o objetivo de melhorar as condições de trabalho.

Este projeto teve início em dezembro de 2019 e terminou em junho de 2022.

Foi coordenado por Asociace odborniku v andragogice CR, z.s. (República Checa) e contou com as parcerias de Asociacia instituciivzdelavania dospelych vSlovenskej republique (AIVD – Eslováquia); Dafni Kentro Epaggelmatikis Katartisis (Grécia) e, claro, a EPATV.

Pode consultar a página de Facebook do projeto:

https://www.facebook.com/Work-life-Balance-105899420954719

Pode consultar os resultados intelectuais deste projeto na plataforma Moodle através do link:

https://moodle.aoacr.cz/login/index.php

 

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

Motiv-Action – Motivating Low-Skilled Adults in Accessing Upskilling Pathways to Increase Job Opportunities (2020-1-SE01-KA204-077884) foi um projeto coordenado pela Igitego (Suécia) e que contou com uma rede de parceiros de diferentes países: Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Itália, Letónia e Portugal.

Este projeto visava fornecer uma estratégia abrangente para a criação de novas oportunidades de carreira para adultos desempregados através de uma estratégia que procurava aumentar a oferta de serviços de orientação digital. O consórcio MOTIV-ACTION era constituído por uma aliança europeia de Centros e Confederações de Educação de Adultos, Centros e Agências de Emprego, Operadores de Orientação de Carreira e Aconselhamento, Autoridades Públicas que operam na prestação de serviços de Emprego e redes nacionais e internacionais.

MOTIV-ACTION projetou, desenvolveu e testou um kit de ferramentas metodológicas (explorado na forma de e-book, audiolivro para formandos adultos e na forma de e-book e MOOC para educadores de adultos / conselheiros de emprego) que apoia a adoção de uma abordagem digital, aberta e multicanal para a orientação profissional, promovendo a criação de um diálogo mais forte entre adultos desempregados e conselheiros de carreira / educadores de adultos. 

Este projeto iniciou em novembro de 2020 e terminou em julho de 2023.

Consulte os resultados do projeto em:

 https://motiv-action.eu/pt/project-motiv-action-portugues/

 

Este projeto encontra-se na fase de concluído.

O principal objetivo do projeto UNITY – UNited in adult inclusion for employabiliTY – (KA220 – ADU) era contribuir para a inclusão de adultos portadores de deficiência no mercado de trabalho e facilitar o processo de transição da educação e formação para o emprego criando ferramentas sensíveis dinâmicas e inclusivas para uso em toda a Europa.  

Os parceiros envolvidos neste projeto (cuja entidade coordenadora é SS. Cyril and Methodius University in Skopje- Faculty of Philosophy (República da Macedónia do Norte), contando com a parceria da University of Nicosia, School od Education (Chipre) e da EPATV (Portugal)) pretendiam assim:

  • criar ferramentas que tornem a empregabilidade dos adultos portadores de deficiência mais acessível (foi criado um formulário de Curriculum Vitae, por exemplo)
  • fornecer guias orientadores para as entidades empregadoras
  • melhorar as competências quer dos educadores, quer dos próprios adultos portadores de deficiência.

Este projeto teve início em fevereiro de 2022 e terminou em setembro 2023.

Consulte os resultados do projeto em:

https://unitedinincstg.wpengine.com/

Este projeto encontra-se em desenvolvimento.

O projeto BEEP – Basic Education and Empowerment for Political Participation (2021-2-AT01-KA220-ADU-000048693) pretende trabalhar as questões da participação nos processos de tomada de decisão pelos aprendentes. Entre os vários resultados que este projeto tem previstos destaca-se a elaboração de ferramentas e metodologias que promovam dinâmicas de participação conscientes e ativas em todos os campos de decisão política e social.

Este projeto, iniciado em abril de 2022 e com término em março 2024, é coordenado pela entidade austríaca VHS e conta com a parceria de Arcipelago (Itália), Dafni Kek (Grécia), AONTAS (Irlanda) e, claro, EPATV (Portugal).

Consulte os resultados do projeto em:

https://projectbeep.eu/research-results/

Este projeto encontra-se em desenvolvimento.

        O projeto Diverse Courses ( Understanding and unlocking learners’ and educators’ potentials in diverse courses – nº2023-1-AT01-KA220-ADU-000163999) tem por principal objetivo contribuir para a inclusão e a diversidade na educação de adultos, ajudando os educadores a lidar com a crescente diversidade e as necessidades diferenciadas dos alunos nos seus cursos. Para atingir este objetivo, o consórcio deste projeto desenvolverá um         conjunto de recursos para os educadores compreenderem melhor as diversas necessidades dos alunos e fornecer-lhes-á abordagens didáticas para satisfazer essas necessidades, para desbloquear todo o potencial dos alunos e dos educadores.

As atividades que o consórcio vai implementar são:

– Ferramentas de mapeamento de cursos serão desenvolvidas e testadas em 18 cursos específicos e serão criadas personas de alunos e educadores, para melhor compreender as suas necessidades.

–  Cenários didáticos para adequação do ensino às necessidades das personas identificadas serão testados em 18 cursos específicos.

– Os resultados do projeto serão apresentados numa plataforma online interativa, workshops, webinars e artigos, através dos quais os educadores conhecerão as abordagens criadas.

Os resultados esperados são:

– Um manual que apresenta ferramentas para traçar perfis de alunos e educadores.

– Um Tutorial de Personas: um guia passo a passo explicará como desenvolver Personas de Alunos e Educadores – representantes fictícios, mas realistas, de grupos-alvo, para compreender as suas origens.

– Através de um conjunto de ferramentas com cenários didáticos específicos, estão disponíveis abordagens sobre como adaptar o ensino às necessidades identificadas, para desbloquear o potencial dos alunos e melhorar as competências dos educadores para lidar com a diversidade.

 

Brevemente será disponibiizado o site do projeto.

Entretanto, pode acompanhar novidades sobre o projeto na página de Facebook: https://www.facebook.com/diversecourseserasmusproject

E a página do LinkedIn: https://www.linkedin.com/showcase/diverse-courses/

 

Este projeto encontra-se em desenvolvimento.

Este projeto de mobilidades (2023-1-PT01-KA121-ADU-000135593) corresponde à primeira subvenção pedida no âmbito da acreditação; entrou em vigor em junho de 2023 e terá o seu término em agosto de 2024.

Estão 13 mobilidades aprovadas.

As propostas de mobilidades serão divulgadas atempadamente.

Os critérios de seleção dos participantes são:

– Domínio da língua inglesa (compreensão oral – 1 ponto / expressão oral – 1 ponto) – 2 pontos;

– Disponibilidade para viajar – 2 pontos;

– Experiência prévia – 2 pontos;

– Necessidade de formação nessa temática – 2 pontos;

– Potencial multiplicador dos resultados – 2 pontos

Total de 10 pontos

Em caso de empate, será efetuada uma entrevista para seleção final.

 

Este projeto encontra-se em desenvolvimento.

A EPATV obteve a acreditação na área de Educação de Adultos em 2022.

Relembramos que a Acreditação Erasmus é o instrumento que confirma que a EPATV, no setor da educação de adultos, detém uma estratégia para a implementação de atividades de mobilidade com elevados padrões de qualidade, assente num plano institucional de desenvolvimento europeu, o que permite que, anualmente, e no período de vigência da acreditação (2022-2027), solicitemos apenas as subvenções necessárias às mobilidades planeadas a curto prazo.

Call – ERASMUS-EDU-2023-PEX-COVE

Grant Agreement nº 101143967 ( já assinado digitalmente na plataforma FTOP)

Valor total aprovado para o projeto – 3.980.424,00

Duração – 48 meses

Inicio – 1 de março de 2024

Fim – 29 de fevereiro de 2028

ABSTRACT

The SHOREWINNER project – Southern European Community for Offshore Wind Energy – aims to set up and develop a Community of Practice (CoP) based on the cooperation among five Centres of Vocational Excellence (CoVEs) committed to the development of skills, upskilling and reskilling of the workforce, sharing of resources, and achievement of major European goals and priorities.

The CoVEs will be created in southern European countries with strong potential in the offshore energy sector (ORE): Portugal, Spain, Italy, Greece and Cyprus.

Each CoVE will engage industry representatives and VET institutions to collaboratively provide vocational training aligned with the needs of the local industry.

The project will begin by comprehensively analyzing the global ORE needs concerning knowledge and skills gaps to design excellent VET curricula and resources in each CoVE.

To foster cross-border multistakeholder cooperation, the project will set up a community of practice (CoP) for sharing knowledge, best practices and learning resources. Furthermore, the CoP will facilitate the design of joint curricula and the training for trainers, aiming for the upward convergence of the countries and partners’ diverse expertise.

The project consortium has 28 members, comprising vocational education providers, Higher Education Institutions, SMEs, research centres and national bodies.

The CoP will play a crucial role in strengthening the cooperation for excellence between the CoVEs, facilitating stakeholders’ communication and information flow, and providing a platform for sharing resources and opportunities during and after the project .

Training programs, internships, workshops, and seminars will be organized to support the continuous professional development of learners and VET trainers and to meet experts from the ORE field, building relationships that can lead to job opportunities.

RESUMO

O projecto SHOREWINNER – Southern European Community for Offshore WindEnergy – visa criar e desenvolver uma Comunidade de Prática (CoP) baseada na cooperação entre cinco Centros de Excelência Vocacional (CoVEs) comprometidos com o desenvolvimento de competências, melhoria das competências e requalificação da mão de obra, partilha de recursos e realização dos principais objetivos e prioridades europeias.

Os CoVEs serão criados em países do sul da Europa com forte potencial no setor de energia offshore (ORE): Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chipre.

Cada CoVE envolverá representantes da indústria e instituições de EFP para fornecerem de forma colaborativa formação profissional alinhada com as necessidades da indústria local.

O projeto começará analisando de forma abrangente as necessidades globais de minério em relação ao conhecimento e lacunas de competências para conceber excelentes currículos e recursos de EFP em cada CoVE.

Para promover a cooperação multissetorial transfronteiriça, o projeto criará uma comunidade de prática (CoP) para compartilhar conhecimento, melhores práticas e recursos de aprendizagem. Além disso, a CoP facilitará a concepção de currículos conjuntos e a formação de formadores, visando a convergência ascendente dos diversos países e parceiros perícia.

O consórcio do projeto tem 28 membros, incluindo prestadores de ensino profissional, instituições de ensino superior, PME, centros de investigação e organismos nacionais.

A CoP desempenhará um papel crucial no fortalecimento da cooperação para a excelência entre os CoVEs, facilitando a comunicação e o fluxo de informações das partes interessadas e fornecendo uma plataforma para compartilhar recursos e oportunidades durante e após o projeto.

Programas de treinamento, estágios, workshops e seminários serão organizados para apoiar a continuidade profissional de desenvolvimento de alunos e formadores de EFP e conhecer especialistas da área ORE, construindo relações que podem levar a oportunidades de emprego.

Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.