Projetos

People Organising Redevolpment technology and Sustainability (PORTS) – número 2019-1-IT02-KA229_062250 – Envolve Itália, Portugal, Estónia, Chipre, Grécia e Croácia. Este projeto procura abordar a importância dos portos comerciais na história de cada um dos países envolvidos, para o desenvolvimento das regiões envolventes, a minimização do seu impacto ambiental e as perspetivas futuras de desenvolvimento que potenciam.

Transmitting our Cultural heritage to New generations –  número 2019-1-TR01-KA229-073855 – Envolve Portugal, Turquia, Eslováquia, Letónia, Roménia e Itália. Nesta parceria pretende-se promover e sensibilizar os participantes para a necessidade de preservar a herança cultural, trocar boas práticas e preparar cidadãos europeus mais conscientes e capazes.

Website do projeto – www.heritages.net
Facebook account: https://www.facebook.com/groups/831537097242105
Newsletter
Website do Projeto EPATV – PT 
Project website EPATV – EN

Erasmus Model United Nations – número 2019-1-TR01-KA229-074086 – envolve Portugal, Espanha, Turquia, Itália e Lituânia. Visa mediante o emprego do Modelo Nações Unidas promover a literacia e tomada de consciência e capacidade de discussão argumentativa dos alunos participantes face à atualidade, promovendo a cidadania ativa e informada.

Website do projecto: www.erasmun.weebly.com

Generative Applications to Manage Education (GAME) – número 2019-1-TR01-KA229- 076444 – Portugal, Turquia, Croácia, Letónia, Grécia e Macedónia do Norte. O projeto visa promover a “gamificação” no currículo escolar, produzindo materiais e obter um maior sucesso escolar na comunidade escolar.

Schools 4.0-Innovation in Vocational Education – número 2018-1-PT01-KA202-047463.

Newsletter – ISSUE 2 – APRIL 2020
Website do projeto e mais informação em: www.vetinnovation4o.com

Website Boost Your Green – www.boostyourgreen.com

Website Refugees and Migrants – www.refugeesandmigrants.com

O projeto LEAF – Laboratório do Futuro da Educação de Adultos (2019-PT01-KA104-060301) pretende melhorar as competências dos profissionais de Educação de Adultos da EPATV. Responde aos desafios do que é – ou deveria ser – a educação de adultos no século XXI.

Este projeto visa:

  • Necessidade 1: Democracia e Digitalização

– Aumentar as competências digitais dos profissionais ligados à Educação de Adultos, nomeadamente através de iniciativas que promovam o desenvolvimento de espírito crítico, distinção de fake news, …;

– Aumentar as competências dos profissionais no que respeita a iniciativas / projetos relacionados com a literacia digital / literacia mediática a nível europeu, de forma que possam intervir junto dos aprendentes, construindo com eles sentido crítico perante informação disponibilizada por diversas vias e em contextos diversos;

– Promover o conhecimento de estratégias de trabalho em literacia digital dos educadores de adultos e do staff que trabalham na EPATV no que respeita à Literacia Digital.

– Promover o conhecimento de estratégias de trabalho em literacia digital com grupos mais desfavorecidos: migrantes, minorias étnicas, pessoas de territórios de baixa densidade.

  • Necessidade 2: Trabalhadores mais velhos: metodologias, estratégias, motivação

– Aprofundar conhecimentos de práticas/metodologias que entidades/ empresas levem a cabo como políticas de gestão da idade, favorecendo o trabalhador sénior, deixando-o mais livre para atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV);

– Compreender quais são as estratégias mais eficazes para trabalhar a motivação de pessoas com mais de 50 anos, ativas no mercado de trabalho, promotoras do bem-estar no local de trabalho;

– Identificar e compreender quais as metodologias utilizadas no que respeita à partilha de conhecimentos entre trabalhadores mais velhos e mais novos;

  • Necessidade 3: Políticas europeias de educação de adultos: prioridades, práticas

– Conhecer as principais políticas públicas da EU no que respeita à Educação de Adultos;

– Compreender quais as diferentes formas de organização e gestão dos sistemas de EA na Europa, em particular, no que respeita às estratégias regionais, locais e ao financiamento disponível;

– Aumentar as competências de defesa do setor, para os dirigentes da organização/departamentos, através do (re)conhecimento de práticas decorrentes de anteriores iniciativas europeias ou da frequência de formação adequada.

 

Este projeto teve início em setembro de 2019 e terá fim em agosto de 2022. Prevê 21 mobilidades.

As propostas de mobilidades serão divulgadas atempadamente.

Os critérios de seleção dos participantes são:

– Domínio da língua inglesa (compreensão oral – 1 ponto / expressão oral – 1 ponto) – 2 pontos;

– Disponibilidade para viajar – 2 pontos;

– Experiência prévia – 2 pontos;

– Necessidade de formação nessa temática – 2 pontos;

– Potencial multiplicador dos resultados – 2 pontos

Total de 10 pontos

Em caso de empate, será efetuada uma entrevista para seleção final.

O projeto UP-AEPRO (2018-1-PT01-KA204-047456) encontra-se na fase de concluído. Procurou responder à constante necessidade e interesse dos formadores e restante staff que trabalha em educação de adultos (EA) de aprender mais sobre os desenvolvimentos europeus na educação de adultos e nos sistemas e inovação de outros países. Em particular, o projeto contribuiu para aprofundar o conhecimento e promover a discussão sobre a estratégia europeia recém-lançada em educação de adultos, a iniciativa Upskilling Pathways (UP). A EPATV coordenou este projeto em parceria com a European Association for the Education of Adults – EAEA (Bélgica) e envolveu parceiros da Dinamarca, Reino Unido, Suécia e Finlândia. O projeto terminou em dezembro de 2020 e desenvolveu uma série de webinars e um toolkit que podem ser consultados em: https://eaea.org/project/up-aepro/

O projeto Future LabAE – Future Lab for adult education (2018-1-PT01-KA204-047456) encontra-se na fase de concluído. Procurou abordar duas questões principais: a situação da democracia na Europa, onde um número crescente de cidadãos que, descontentes com o poder político, começam a inclinar-se para partidos populistas ou preferem não votar; e o número assustadoramente alto de pessoas na Europa que não possuem competências básicas, principalmente as digitais, deixando parte da população incapaz de beneficiar da transformação digital. A educação de adultos tem um papel a desempenhar no apoio a sociedades e indivíduos para lidar com essas duas questões.

O projeto iniciou em novembro de 2018 e terminou em agosto de 2021; foi coordenado pelo Instituto para a Educação Permanente – INFREP (França) em parceria com a European Association for the Education of Adults – EAEA (Bélgica) e contemplou também parceiros da Áustria (VHS Wien), Eslováquia (AIVD), Finlândia (KVS e University of Eastern Finland), Irlanda (AONTAS) e, ainda, Suíça (SVEB).

Website do projeto e mais informação em: www.eaea.org

VET CHARTER – 1-9-2018 a 31-8-2020- Projeto  nº 2018-1-PT01-KA116-047433- “GTI-4.0 – Globalização, Tecnologia e Desigualdade – o futuro 4.0”

CANDIDATURAS e CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Abertas candidaturas para Estágios PRO—a partir de 15 de Novembro até Maio de 2020- consultar site e facebook
  • estágios para 2 meses – 2 vaga
  • estágio para 3 meses – 2 vagas

Critérios de seleção para ERASMUS PRO (para ex-alunos com curso profissional terminado na EPATV, há menos de 1 ano – (quem terminou a partir de Julho de 2019)

  • ter terminado o curso profissional na EPATV há menos de 1 ano – 10%
  • ter a Ficha de Candidatura aprovada pelo Coordenador do projeto – 10%
  • apresentar uma motivação e local de estágio pretendido justificado – 10%
  • ter domínio da língua do pais de destino, no mínimo ao nível A2 – 10%
  • revelar proficiência na língua inglesa no mínimo ao nível B1 – 10%
  • ter aprovação da direção pedagógica, ou do diretor de turma do ano finalista – 20%
  • revelar espírito de iniciativa, empreendedorismo, tolerância, responsabilidade e interesse a partir da Entrevista com SPO – 20%
  • prioridade aos candidatos que nunca participaram em projetos similares – 10%

Destinos – a designar de acordo com as expectativas e seleção do candidato a indicar na Ficha de Candidatura

VET CHARTER – 1-6-2019 a 30-11-2020- Projeto nº 2019-1-PT01-KA116-060411 –“Skills Innovation 4.0”

CANDIDATURAS e CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Abertas candidaturas para Estágios PRO – a partir de 15 de Novembro até Abril de 2020- consultar site e facebook
  • estágio para 4 meses – 6 vagas

Critérios de seleção para ERASMUS PRO (para ex-alunos com curso profissional terminado na EPATV, há menos de 1 ano – (quem terminou a partir de Julho de 2019)

  • ter terminado o curso profissional na EPATV há menos de 1 ano – 10%
  • ter a Ficha de Candidatura aprovada pelo Coordenador do projeto – 10%
  • apresentar uma motivação e local de estágio pretendido justificado – 10%
  • ter domínio da língua do pais de destino, no mínimo ao nível A2 – 10%
  • revelar proficiência na língua inglesa no mínimo ao nível B1 – 10%
  • ter aprovação da direção pedagógica, ou do diretor de turma do ano finalista – 20%
  • revelar espírito de iniciativa, empreendedorismo, tolerância, responsabilidade e interesse a partir da Entrevista com SPO – 20%
  • prioridade aos candidatos que nunca participaram em projetos similares – 10%

Destinos – a designar de acordo com as expectativas e seleção do candidato a indicar na Ficha de Candidatura

Projeto nº 2019-1-ES01-KA202-064745

Público-alvo
Alunos, Professores, Instituições e Escolas de Ensino Profissional, Empresas, Entidades de Empregabilidade, Agentes de Educação e outras redes Europeias.

Critérios de seleção para participação em reuniões/ mobilidades

Para formação de staff:
1. Bons conhecimentos sobre o tema do evento de formação;
2. Experiência sobre o tema da formação;
3. Bom nível de idiomas (preferencialmente inglês);
4. Boas competências de comunicação.

Para intercâmbio de alunos:
– Alunos ligados a áreas de gestão;
– Alunos que trabalharam em projetos de inovação.

Os objetivos do projeto são:
– Complementar o trabalho existente do EROVET e expandi-lo com novos projetos;
– Assegurar que a rede EROVET seja reconhecida em toda a Europa como uma parceria de ponta, tornando-se um ponto de referência para as partes interessadas no EFP;
– Garantir que os jovens estão mais bem preparados para o mundo do trabalho, assegurando a sua empregabilidade, competências técnicas e sociais, atendendo a necessidades atuais e futuras dos empregadores;
– Promover formação e desenvolvimento de competências que melhor se alinhem com as necessidades dos empregadores;
– Compartilhar boas práticas transnacionalmente, contribuindo para a mobilidade dos jovens, das suas competências e empregabilidade.

www.erovet.eu

Green Entrepreneurs 2018-1-LV01-KA229-046962

https://erasmus-sers.si/

 

O projeto Qualifica + – Upskilling Adult Education Professionals’ skills (2020-PT01-KA104-077880) pretende melhorar as competências dos profissionais de Educação de Adultos da EPATV. Responde aos desafios do que é – ou deveria ser – a educação de adultos no século XXI.

Este projeto visa:

  • Necessidade 1. LITERACIA E COMPETÊNCIAS BÁSICAS

– Incrementar as competências dos profissionais em Literacia, nomeadamente, através da participação em formação sobre metodologias, estratégias de motivação de públicos-alvo, técnicas específicas de abordagem da leitura e escrita com adultos;

– Promover o aumento das competências dos profissionais no que respeita a iniciativas e projetos relacionados com a Literacia e competências básicas a nível europeu, de forma que possam intervir junto dos aprendentes, e junto de parceiros locais que venham a ser mobilizados para a implementação de atividades de promoção da Literacia (ex. municípios, bibliotecas, associações recreativas);

– Promover o conhecimento de estratégias de trabalho em literacia com grupos tendencialmente mais desfavorecidos, em particular em territórios de baixa densidade (como é o caso de Vila Verde).

  • Necessidade 2. EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM CONTEXTO EMPRESARIAL: A CONCILIAÇÃO ENTRE A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

– Aprofundar conhecimentos de práticas ou metodologias que entidades/ empresas levem a cabo como as oportunidades para as pessoas utilizarem e desenvolverem as suas competências, incluindo no trabalho;

– Compreender quais são as estratégias mais eficazes para trabalhar a motivação dos trabalhadores, considerando boas práticas desenvolvidas e testadas em empresas;

– Identificar e compreender quais as metodologias utilizadas pelos centros de educação de adultos em empresas, em particular, em países com forte tradição de trabalho de formação formal e não formal em contexto empresarial, como é o caso da Alemanha ou Suécia.

Este projeto teve início em outubro de 2020 e terá fim em setembro de 2023. Prevê 11 mobilidades.

 

As propostas de mobilidades serão divulgadas atempadamente.

Os critérios de seleção dos participantes são:

– Domínio da língua inglesa (compreensão oral – 1 ponto / expressão oral – 1 ponto) – 2 pontos;

– Disponibilidade para viajar – 2 pontos;

– Experiência prévia – 2 pontos;

– Necessidade de formação nessa temática – 2 pontos;

– Potencial multiplicador dos resultados – 2 pontos

Total de 10 pontos

Em caso de empate, será efetuada uma entrevista para seleção final.

O projeto SAFE – Safe spAces For lEarning (2020-1-PT01-KA204-078631) tem por objetivo a inclusão e a mudança social, melhorando e ampliando a oferta de oportunidades de aprendizagem de alta qualidade para adultos, através da criação de um guia abrangente para a criação e manutenção de espaços seguros de aprendizagem («Safe Spaces»), incluindo uma extensa pesquisa sobre o conceito de espaço seguro de aprendizagem. O projeto procura também aumentar a procura de aprendizagem através de estratégias eficazes de divulgação, orientação e motivação que serão facilitadas pela criação de um jogo de tabuleiro de contar histórias que terá como objetivo não apenas reconhecer os elementos seguros e inseguros de um ambiente de aprendizagem, mas também fornecer soluções e trabalhar para resolver conflitos através da compreensão. Este projeto teve início em outubro de 2020 e terminará em março de 2023. Os parceiros envolvidos são: Dafni Kentro Epaggelmatikis Katartisis (Grécia); Patatrac Associazione Di Promozione Sociale (Itália); European Association for the Education of Adults (Bélgica); Die Wiener Volkshochschulen GMBH (Áustria); International Council for Adult Education (Sérbia). O coordenador deste projeto é a EPATV.

O projeto Work-Life Balance – Innovative work-life balance tools to promote equality of men and women (2019-1-CZ01-KA204-061180) tem por objetivos aumentar a consciência sobre a igualdade de género e a inclusão social e mudar a atitude da sociedade de tal forma que menos pessoas vivenciem a discriminação de género.

O projeto apoia o desenvolvimento de competências essenciais de Gestores de RH, especialistas em RH, chefes e empregadores na área da igualdade de tratamento com o objetivo de apoiar o emprego principalmente de mulheres em licença de maternidade.

Paralelamente, o projeto dota os educadores de adultos e os consultores de competências básica no domínio do equilíbrio entre trabalho e vida.

Por último, mas não menos importante, o projeto está focado em interconectar a teoria e a prática na área de recursos humanos, procurando aprofundar parcerias entre instituições de ensino e empresas e apoia a aprendizagem ao longo da vida com o objetivo de melhorar as condições de trabalho.

Este projeto teve início em dezembro de 2019 e terminará em fevereiro de 2022.

É coordenado por Asociace odborniku v andragogice CR, z.s. (República Checa) e conta com as parcerias de Asociacia instituciivzdelavania dospelych vSlovenskej republique (AIVD – Eslováquia); Dafni Kentro Epaggelmatikis Katartisis (Grécia) e, claro, a EPATV.

Pode consultar a página de Facebook do projeto:

https://www.facebook.com/Work-life-Balance-105899420954719

E os resultados da primeira produção intelectual (vídeos com ideias de boas práticas implementadas por algumas empresas dos vários países envolvidos neste projeto:

https://www.youtube.com/channel/UCNMvovqIUNY524jqfMn4ioA

Motiv-Action – Motivating Low-Skilled Adults in Accessing Upskilling Pathways to Increase Job Opportunities (2020-1-SE01-KA204-077884) é um projeto coordenado pela Igitego (Suécia) e que conta com uma rede de parceiros de diferentes países: Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Itália, Letónia e Portugal.

Este projeto visa fornecer uma estratégia abrangente para a criação de novas oportunidades de carreira para adultos desempregados através de uma estratégia que visa aumentar a oferta de serviços de orientação digital. O consórcio MOTIV-ACTION é constituído por uma aliança europeia de Centros e Confederações de Educação de Adultos, Centros e Agências de Emprego, Operadores de Orientação de Carreira e Aconselhamento, Autoridades Públicas que operam na prestação de serviços de Emprego e redes nacionais e internacionais.

MOTIV-ACTION irá projetar, desenvolver e testar um kit de ferramentas metodológicas (que será explorado na forma de e-book, audiolivro e competências para formandos adultos e na forma de e-book e MOOC para educadores de adultos / conselheiros de emprego) que apoiará a adoção de uma abordagem digital, aberta e multicanal para a orientação profissional, promovendo a criação de um diálogo mais forte entre adultos desempregados e conselheiros de carreira / educadores de adultos. Este projeto iniciou em novembro de 2020 e terminará em julho de 2023.