No dia 24 de abril, a nossa escola levou a cabo uma série de atividades para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, (concertos, exposições e maquilhagens artísticas). Participámos, ainda, em iniciativas dinamizadas pelo Município de Vila Verde, nomeadamente na elaboração e apresentação do Livro Gigante dos 50 anos do 25 de Abril.
Ao início do dia, João Manuel Oliveira e António Silva, músicos que integram o Projeto “Primo Convexo” e desfrutam de grande prestígio no panorama musical de Vila Verde, protagonizaram um concerto em que, interpretando temas de José Afonso, trouxeram à EPATV a emoção que os sons de abril continuam a provocar.
Se, aos mais velhos, os temas interpretados suscitaram memórias, os mais novos não se fizeram rogados nos aplausos, contagiados pela simbologia de composições que marcaram um momento decisivo da história do nosso país. A sessão terminaria – por sugestão de uma aluna que assistia – com a “Grândola Vila Morena” entoada em grupo.
Antes do concerto, os alunos do curso Técnico de Design Gráfico, acompanhados pela diretora pedagógica, Sandra Araújo, e pela professora Fátima Pimenta, assistiram à abertura do Livro Gigante dos 50 anos do 25 de abril, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Verde com a presença de crianças e jovens de várias escolas do concelho. Para este projeto, a turma de Design Gráfico contribuiu com uma interpretação artística do 25 de abril, acompanhada de uma inscrição. A autarca de Vila Verde, Júlia Fernandes, agradeceu a todos os jovens presentes e explicou que este projeto resultou da colaboração de todas as escolas e agrupamentos do concelho, concretizando-se num “documento extraordinário” que “marcará os 50 anos do 25 de Abril para as gerações futuras”.
As alunas de Estética (2º e 3º anos) e de Cabeleireiro (3º ano) realizaram, sob orientação de Maria José Falcão e Alice Dias, o “Look 25 de Abril” um conjunto de penteados e estilos alusivos aos anos 70 que se encontravam, então, muito em voga. A atividade foi desenvolvida no âmbito do domínio de Instituições e Participação Democrática da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
No final da manhã, foi inaugurada a exposição “50 anos de abril”, uma coletânea de painéis que representam a realidade vivida em Portugal antes e depois do 25 de Abril e que teve a participação de todos os cursos da EPATV.