/
/
“O que raio é a matemática?” – uma palestra divertida na EPATV

“O que raio é a matemática?” – uma palestra divertida na EPATV

O que raio é a matemática? - uma palestra divertida na EPATV

O que raio é a matemática? - uma palestra divertida na EPATV

Numa discoteca estão cem pessoas, mas 99 por cento estão bêbadas. Quantos bêbados devem sair do recinto para a percentagem de bêbados passar a ser de 98 por cento? 

Esta e outras questões permitiram a Inês Guimarães mostrar que a Matemática é base divertida de outras ciências, numa sessão que encheu hoje, dia 7 de maio, o auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

Numa iniciativa do departamento de Matemática da EPATV, Inês desenvolveu uma palestra subordinada ao tema “O que raio é a Matemática”, uma capacidade que diferencia o ser humano dos restantes animais (raciocinar).

Esta é a “mãe de todas as ciências e aplica-se a todas as que o Homem desenvolveu para encontrar explicações para o que o rodeia, desde a Física à Química, passando pela Psicologia, Sociologia, Geologia, etc.

Com forte presença no mundo digital, em vários canais sociais, Inês Guimarães é autora do Livro “Desafios matemáticos que te vão enlouquecer”.

Acresce que a “Matemática é a única ciência exata e não tem prazo de validade”, que terá nascido com o Osso de Ishango, provavelmente utilizado pelas mulheres para relacionar as fases da Lua com o período menstrual.

A finalizar uma palestra muito divertida, Inês Guimarães apresentou alguns exercícios aos alunos que se mostraram participativos e sábios. “Anteontem, o João tinha 32 anos e, no próximo ano faz 35. Em que diz nasceu?”

A pergunta era difícil mas foi encontrada a resposta: 31 de dezembro. Expliquemos: a 1 de janeiro alguém diz que o João, anteontem (30 de dezembro) tinha 32 anos. Ontem (dia 31 de dezembro) fez 33. A 31 de dezembro deste ano faz 34. No próximo ano (1 de janeiro do ano seguinte) fará 35 anos.

Para terminar, a resposta à questão do primeiro parágrafo é 50. Só um não está bêbado e para atingir os dois por cento, a discoteca tem de expulsar metade (98%).

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208