/
/
Eletrotecnia e Metalomecânica da EPATV: um luxo que as empresas cobiçam

Eletrotecnia e Metalomecânica da EPATV: um luxo que as empresas cobiçam

Julho: mês de defesa de PAPs na EPATV

“Não sei qual é a empresa que vou escolher para trabalhar porque tenho várias propostas” — revelou hoje um dos vinte finalistas do Curso Técnico de Produção Metalomecânica, após a Prova de Aptidão Profissional (PAP), realizada na Escola Profissional Amar Terra Verde.

Bruno Gonçalves — finalista de produção de Metalomecânica — era a chave de ouro de uma manhã animada com PAP’s dos Cursos Técnicos de Eletrotecnia e de Produção de Metalomecânica que concluíram três anos de formação teórica e prática de quarenta e dois estudantes (20 de Metalomecânica e 22 de eletrotecnia).

É uma chave de ouro porque todos os alunos têm emprego garantido e alguns deles querem prosseguir estudos (CTEPS) e trabalhar, em simultâneo.

No curso de Eletrotecnia, revela Sandra Araújo Monteiro, Diretora pedagógica da EPATV, “todos os alunos podem escolher uma entre três empresas que os pretendem como seus trabalhadores”.

Nesta PAP, a Diretora Pedagógica, Dr.ª Sandra Araújo, presidiu ao júri, que foi ainda composto pelo diretor de curso, diretora de turma, professores orientadores do projeto e professora corretora dos relatórios, pelo representante do sindicato SITE – NORTE, e ainda representantes das empresas Hélder Silva, Instalações Elétricas e Vieira & Lopes, Lda, duas empresas acolhedoras de estágios, eles próprios ex-alunos do curso Técnico de Eletrotecnia da EPATV.

As PAP’s apresentadas incluíram infraestruturas de telecomunicações em edifícios, coluna de instalação eléctrica num edifício com vários pisos, aquecimento por indução eletromagnética, elevador pedagógico, caixa de recolha de telemóveis em sala de aula, portão elétrico ou uma máquina de afiar facas.

No curso de Produção de Metalomecânica, destacaram-se os projetos de um regador automático de ervas aromáticas, um alimentador de animais domésticos gerido à distância por telemóvel (primeiro lugar de empreendedorismo escolar Luso-Galego), prática de torno automático e um portão eléctrico, entre outros.

Este é um tempo de grande alegria, por causa da elevadíssima taxa de empregabilidade a que a EPATV habituou os encarregados de educação.

IMG_6208