/
/
Julho: mês de defesa de PAPs na EPATV

Julho: mês de defesa de PAPs na EPATV

Julho: mês de defesa de PAPs na EPATV

O Curso Técnico de Frio e Climatização, o Curso Técnico de Design Gráfico e o Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel defenderam a 2, 6 e 9 de julho, respetivamente, as Prova de Aptidão Profissional (PAP), na EPATV.

É um tempo de grande azáfama para os professores da EPATV e para os alunos finalistas que demonstrarem as suas capacidades profissionais e culturais de forma a ingressarem no mercado de trabalho, com a elevada taxa de empregabilidade a que a EPATV habituou os jovens e encarregados de educação.

Estas provas que encerram a formação dos estudantes, após três anos de aulas técnicas e práticas, bem como estágio em empresas da região.

As PAPs encerram no dia 26 de julho, permitindo a avaliação de duas centenas de finalistas com certificação para ingressar no mercado de trabalho.

DESIGN GRÁFICO

Os finalistas de Design Gráfico apresentaram, a 6 de julho, os projetos pluridisplinares quanto a ferramentas usadas (audiovisual, texto, tecnologias de informação, cartazes, merchandising) elaborados por cada um deles com orientação dos professores perante um júri presidido por Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica da EPATV.

Ao longo do dia, os Direitos da Criança em duas vertentes (informativa e lúdica), a criação de três marcas empresariais, um roteiro interativo da Escola, dois livros, (um deles respetivo suporte áudio de divulgação da História do Rock, e um romance), um projeto de voluntariado, uma proposta de nova sinalética para a EPATV, entre outros projetos, foram apreciados pelo júri que, em vários momentos, aclamou e aplaudiu os trabalhos.

O júri integrava João Campos (designer Gráfico da Câmara Municipal de Terras de Bouro), Beatriz Santos (da Comissão de Proteção de Crianças de Jovens de Vila Verde), Fátima Pimenta (Diretora do Curso), Ricardo Cabral (Professor da Área Técnica), Ana Luís Nogueira (Professora da Área Técnica) Sandra Guedes (Diretora de Turma) e José Carlos Barros (Professor Corretor).

MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

Realizaram-se hoje, dia 9 de julho, as Provas de Aptidão Profissional (PAP) de 19 alunos do Curso Técnico de Mecatrónica Automóvel mas uma imensa maioria deles está já no mercado de trabalho enquanto outros vão prosseguir estudos.

Esta foi a principal conclusão face às perguntas finais do Diretor do Curso, Adelino Costa, após a apresentação dos trabalhos práticos desenvolvidos pelos estudantes, perante um júri que integrava os professores António Alves (de Práticas Oficinais), Nuno Silva (Diretor de Turma), Magda Gomes (Professora Corretora) e Fernando Sá (representante do Sindicato SITINORTE).

Durante uma manhã, os alunos apresentaram os trabalhos práticos da sua Prova de Aptidão Profissional que incluíram reparações do turbo de um morto e substituição de embraiagem, substituição de um motor num Audi A3, reparação de uma suspensão hidráulica, revisão e deteção de avarias num BMW e substituição de um motor num Audi.

ÓTICA OCULAR

Onze estudantes finalistas do Curso Técnico de Ótica Ocular realizaram hoje (dia 11 de Julho) as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

A estética na Óptica Ocular,  as especifidades do atendimento em Ótica e escolher óculos ou lentes de contato foram os temas apresentados nestas Provas que se saldaram com nota positiva para todos.

As PAP foram assinaladas por um estudo  — de utilidade pública, como afirmou Madalena Lira, da Universidade do Minho — dentro da comunidade escolar vilaverdense sobre a visão e as diferenças entre óculos e lentes de contato, uma vez que estas eram desconhecidas de grande parte dos inquiridos.

O júri era constituído por Sandra Araújo Monteiro (Directora Pedagógica da EATV, Prof. Madalena Lira (Universidade do Minho), Daniel Teixeira (Óptica Novo Visual, da Póvoa de Lanhoso), Eduarda Duque (Diretora de curso),  Glória Lago Sousa (Professora corretora) e Clara Sousa (Diretora de Turma).

AUXILIAR DE SAÚDE

“Esta é uma turma que vai deixar saudades porque é muitodinâmica e muito activa, tendo enriquecido a nossa escola com os seus projectos” — exclamou ontem a prof. Sandra Araújo Monteiro, directora Pedagógica da Escola Profissional Amar Terra Verde, após a prova de Aptidão profissional (PAP) apresentada por vinte alunas finalistas.

Sandra Araújo resumia assim os rasgados elogios dos jurados externos perante as PAP’s das alunas sobre temas como stress profissional, tabagismo nos jovens, higienização das mãos dos profissionais de saúde, suporte básico de vida no adulto, depressão — epidemia do séc. XXI, a obesidade, ergonomia, automedicação e remédios que não curam doenças da alma.

É um tempo de azáfama para os professores da EPATV e para os alunos finalistas que demonstram as capacidades profissionais e culturais de forma a ingressarem no mercado de trabalho.

Mas é um tempo de grande alegria, por causa da elevadíssima taxa de empregabilidade a que a EPATV habituou os encarregados de educação. Sandra Araújo Monteiro revelou hoje que “apenas um curso não tem os seus finalistas todos colocados no mercado de trabalho, após os estágios”.

As vinte alunas, individualmente ou em grupo de duas, excederam as expectativas dos jurados externos à escola, Estela Martins, da ATIP — Associação de Amigos da  Terceira Idade de Palmeira — e Sameiro Tinoco — Lar de Idosos de Dornelas, Amares.

Complementavam o júri a prof. Clara de Sousa (diretora de Turma), Joana Pereira (diretora de curso).

As provas foram animadas com projetos desenvolvidos no seio da comunidade escolar e profissional, levando os jurados a afirmar que “há universitários que não conseguem fazer trabalhos com esta qualidade”. 

Estela Martins, directora técnica da ATIP  assegurou que a EPATV é uma “excelente alternativa que, muitas vezes, nem os pais gostam muito, mas prova que um curso profissional que abre as portas ao emprego mais depressas, ao passo que um curso universitário apenas concede um diploma. Esta Escola prepara-vos muito bem”.

Estas provas que encerram a formação dos estudantes, após três anos de aulas técnicas e práticas, bem como estágio em empresas da região.

IMG_6208

IMG_6208

Fotos