EPATV participa em seminário sobre cidadania na UE no Parlamento Europeu PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

EPATV participa em seminário
sobre cidadania na UE no Parlamento Europeu

A EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde), com sede em Vila Verde, foi uma das cem escolas  de toda a União Europeia que participou esta semana no Seminário no Parlamento Europeu (PE) sobre Ensino Profissional e cidadania europeia.

A EPATV foi uma das três escolas representantes de Portugal,  além do AE Maximinos, Braga e da EPRALIMA, convidadas pelo Gabinete do PE em Portugal para facultar, aos alunos do ensino secundário regular e profissional, conhecimentos para maior consciencialização dos jovens sobre a cidadania europeia.

O convite à EPATV para este seminário representa um “prémio pelo esforço na elaboração e concretização de um programa de atividades que envolveram toda a comunidade escolar, nomeadamente, a realização de uma música e letra sobre os valores da EU, uma conferência sobre cidadania e democracia europeias, jogos didáticos, caminhada pelos valores da Europa, entre outras” — revelou Susana Oliveira, uma das embaixadoras seniores da EPATV.

Neste ano lectivo, também os embaixadores juniores se encontram a sensibilizar todas as turmas finalistas da EPATV para a importância da participação cívica e do voto nas próximas eleições europeias e a comemoração do Dia da Europa, no dia 9 de maio.

É um o desafio a toda a comunidade escolar para que se envolva nesta experiência de vida em união, respeitando as diferenças e o património de cada país.

Nesta iniciativa em Bruxelas, participou uma das embaixadoras seniores da EPATV, Susana Oliveira e seguir-se-á a capacitação dos restantes embaixadores da EPATV, séniores e juniores quanto às ferramentas partilhadas em Bruxelas.

Os professores e responsáveis das escolas participantes partilharam práticas, recursos, metodologias e contactaram diretamente com técnicos das três principais instituições europeias: Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia.

A EPATV faz parte do grupo de 17 escolas que, a nível nacional, participa no programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu” (EEPE), que decorre no triénio 2016-2019 e é dirigido sobretudo a todos os alunos do Ensino Secundário.