/
/
Valores europeus no coração da EPATV

Valores europeus no coração da EPATV

Alunas da EPATV entregam medicamentos a Farmácia

A Escola Profissional Amar Terra Verde com o seu clube europeu fez jus ao estatuto de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, assinalando o Dia da Europa com várias iniciativas e a presença do eurodeputado José Manuel Fernandes.

Alunos de vários cursos da escola, com t-shirts e balões divulgaram os valores e os princípios que norteiam o funcionamento das instituições europeias, com especial destaque para o Parlamento Europeu. As alunas de Técnico de Estética pintaram nos rostos as bandeiras dos países que integram a União Europeia, enquanto os restantes alunos empunharam bandeiras da UE. Desenvolveram um painel interativo que evidenciava o número de deputados do parlamento europeu através de estrelas por cada país, e através de um código QR reportava para a identificação dos deputados de cada país. Além disso, o painel contempla também uma ligação para um vídeo que evidencia algumas características dos estados membros quer em termos de população, língua oficial, ano de entrada para a UE, moeda e uma imagem representativa dos principais elementos culturais de cada país da união europeia.

A Prof. Lúcia Lopes explicou que esta jornada tem como objetivo divulgar e “sensibilizar os jovens para os valores da liberdade, solidariedade, da paz e da democracia que são os pilares da União Europeia” e “cumprir uma das prioridades educativas da EPATV, enquanto escola Embaixadora do Parlamento Europeu” e escola com um clube europeu ativo e participativo na cidadania.

Na cerimónia de hastear da bandeira, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e a vereadora da educação Dr.ª Júlia Fernandes, os quais visitaram depois, na biblioteca municipal Professor Machado Vilela, uma exposição de trabalhos dos alunos da EPATV, com materiais reutilizáveis e ecologicamente sustentáveis.

Além de réplicas de lenços de namorados, os trabalhos representavam vários monumentos do concelho de Vila Verde, como pontes, torres e espigueiros, bem como monumentos emblemáticos de vários países europeus. A exposição intitulada Identidade na Diversidade enquadra-se nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, e evidencia elementos culturais característicos da nossa região, país e Europa.

À cerimónia do hastear da bandeira, frente aos Paços do Concelho, associou-se uma turma da Escola Secundária de Vila Verde.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

Fotos