/
/
Tarde de Matemática

Tarde de Matemática

Tarde de Matemática

A primeira de três Tardes da Matemática, com a temática “A Matemática na Animação Gráfica”, realizou-se no passado dia 15 de janeiro, no auditório EPATV, e contou com a presença dos palestrantes João Patrício e Miguel Abreu e da Presidente da Delegação do Norte da SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática), Ana do Vale.

Esta iniciativa, que traz a assinatura da SPM, em parceria com o grupo disciplinar de matemática da EPATV, realizou-se pela primeira vez em Vila Verde, com o objetivo de divulgar a disciplina e mostrar como a matemática está presente em tudo.

João Patrício, Professor Doutor de Matemática, no Instituto Politécnico de Tomar, introduziu o seu discurso com uma animação em 3D, desenvolvida através da interface “Unity”, uma ferramenta geralmente utilizada para jogos 3D. «Animação são objetos que mexem» – explica, salientando que todos esses movimentos surgem de matrizes, que encaminham determinado objeto do ponto x ao y. João Patrício revelou também que se alia a matemática à física ao tratar de efeitos de iluminação, que dão um toque mais realista à animação gráfica.

De seguida, Miguel Abreu, da Sketchpixel, partilhou um Showreel, que expunha os trabalhos desta empresa bracarense, que exporta produtos para Espanha, França, Mónaco, Angola, Brasil e Singapura. «Não pensem que neste tipo de empresa [Sketchpixel] não são necessários artistas, porque toda arte de animação gráfica nasce de um desenho à mão» afirma Miguel Abreu. De um esboço, à modelação e ao movimento, toda a animação funciona a partir de uma “renda”, constituída por FPS (Frames Per Second). Para terminar, fez uma demonstração básica de como mover um objeto, através de software Autodesk 3D.

Na continuidade desta iniciativa, nas datas de 26 de fevereiro e 15 de abril reserva-se a tarde para a Matemática: “A Matemática e a Restauração” e “A Matemática da Afinação Musical”, respetivamente.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208