/
/
Dia do Secretariado

Dia do Secretariado

Dia do Secretariado

Hoje, 9 de fevereiro, reservado como Dia do Secretariado, o auditório da EPATV enche-se de testemunhos na primeira pessoa, para abordar o Secretariado “Ontem, Hoje e Amanhã”.

De manhã marca-se o arranque, com a intervenção de Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica da EPATV, que alerta para uma queda do número de alunos, no curso técnico de Secretariado, de ano para ano.

Das várias personalidades convidadas, sentadas ao lado de Silvia Sá e José Carlos Barros, a primeira apresentação é a de Deolinda Soares, Técnica de Secretariado do Centro Social do Vale do Homem. A ex professora de Filosofia, refere a importância de um(a) secretário(a) numa instituição ou empresa,

notando que um profissional desta área, deve englobar conhecimentos nos mais variados âmbitos: desde a simplicidade de atender um telefone, ao domínio das ferramentas informáticas, não esquecendo noções de contabilidade e gestão. Termina afirmando que: «As secretárias fazem de tudo. São coordenadoras e gestoras de informação.»

Seguidamente, na voz de Alexandra Bessa destacam-se os temas “networking” e identidade digital. A representante da ASP (Associação Portuguesa de Secretariado) atenta à importância de possuir uma vasta rede de contactos, para ser capaz de satisfazer pedidos e/ou tarefas em qualquer área profissional, mas em especial relevo no secretariado. Ressalva-se, também, o valor de construir uma identidade digital, como por exemplo na rede social LinkedIn. Alexandra Bessa finaliza o seu discurso, sublinhando «A Secretária é o braço direito da organização».

Depois do almoço, volta ao palco Ana Maria Vieira, Diretora do CPS (Conselho Profissional de Secretariado), que começa por realçar que ao longo dos tempos são mais os homens a exercer funções de secretariado. Numa sociedade outrora machista, era habitual ver uma secretária servir um chefe, de género masculino; atualmente estes papéis são cada vez mais invertidos. Ana Maria Vieira aposta na ideia de que uma formação diversificada amplifica o traquejo para a resolução de problemas do quotidiano profissional. «Se quiserem ser profissionais de sucesso, a vossa formação não acaba aqui» – conclui.

Ulteriormente, as alunas anfitriãs, acrescentam a relevância de aprender outros idiomas nesta área e passam a atenção ao Diretor Geral da EPATV, João Luís Nogueira que, depois de agradecer a presença de todos, enaltece a importância da paixão pela profissão: «Quanto melhor desempenharem as vossas funções, maior visibilidade terá a vossa profissão.»

Fotos