Lara Teixeira e Carolina Faria, alunas do 1º ano do curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica, José Dantas e Paula Costa, docentes da Escola Profissional Amar Terra Verde, participaram nos dias 26 e 27 de novembro, no Seminário Jovens Repórteres para o Ambiente, em Braga.
A EPATV apresentou o vídeo que acabou por conquistar o 1º lugar mundial, o projeto “Trash Hack Campaign”, atividade da ASPnet e da UNESCO, à qual as Eco-Escolas se associaram. O trabalho abordava o desperdício e a produção de resíduos, sugerindo pequenas ações que podemos ter no nosso dia-a-dia para reduzir a quantidade de lixo que produzimos (Trash Hacks).
Professores e alunos tiveram oportunidade de treinar a metodologia inerente ao projeto, trabalhando em conjunto e em separado, sobre as diversas temáticas relacionadas com os fóruns de trabalho, a partir de “estudos de caso”.
Foi ainda possível realizar uma entrevista a Pedro Marcelino, jornalista, realizador, júri internacional YRE e JRA pioneiro nos anos 90.
Os jovens repórteres para o ambiente (JRA) investigam e interpretam questões ambientais / de sustentabilidade relevantes a nível local como se fossem jornalistas, reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e das novas tecnologias e técnicas de comunicação. Desenvolvem ainda competências nas áreas da cidadania, iniciativa individual e trabalho em equipa, análise crítica, responsabilidade social e liderança.