/
/
PAPs: Os 22 eletrotécnicos fantásticos

PAPs: Os 22 eletrotécnicos fantásticos

A EPATV demonstrou, no dia 19 de maio, que existem 22 jovens fantásticos, após as Provas de Aptidão Profissional do Curso Técnico Profissional de Eletrotecnia, numa jornada exigente e festiva.

O júri presidido por Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica da EPATV, foi constituído pelos professores Aurélio Machado (Diretor de Projeto), Marco Monteiro (Orientador da Fundação para a Ciência e Tecnologia), Vítor Machado (antigo professor e diretor de Curso) Carlos Silva (Diretor de Curso), Carla Veloso (Professora Corretora), Pedro Arantes (Diretor de Turma), Ismael Graça (da Casa do Conhecimento) e Paulo Amorim (do SITE-Norte).

O professor convidado e fundador deste curso, há 26 anos, Vítor Machado, espremeu a sabedoria dos finalistas, com questões pertinentes, permitindo respostas com segurança e confiança.

As provas eram avaliadas pela qualidade da linguagem, pela cultura técnica e científica e pela exposição do projeto de forma apropriada.

A manhã abriu com a apresentação de uma bancada pedagógica de comandos de motores elétricos, construída por João Viana, Luiz Costa e Rafael Silva.

Casimiro Martins, Daniel Alves, José Sousa e Lucas Correia surpreenderam o júri com a criação de um contador de veículos, que aliciou a Câmara Municipal de Terras de Bouro ao ponto de esta o querer adquirir para controlar a entrada de carros na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Um carrinho de mão elétrico foi a proposta de António Araújo, Bruno Fernandes e Hélder Lopes que facilita o trabalho em pequenas obras de construção civil. Enquanto Francisco Martins, João Silva e Afonso Nunes se dedicaram ao encaminhamento de fibra ótica em rede exterior.

Uma máquina que fornece bebidas de forma automática — a “Automatic Drinks” — é a sugestão que pode ser comercializada e foi construída por Alexandre Vieira, Filipe Esteves e Rodrigo Silva.

Uma máquina de separação de bolas por cor foi a ideia defendida pelo Cláudio Torres, Marco Sousa e Nuno Moreira, ao passo que Constantino Brandão, Guilherme Pimenta e Rui Ferreira se uniram para construir um equipamento de triagem de materiais recicláveis.

Foi um projeto “tremendo que não pôde ser concluído” — elogiou o professor José Quaresma, sublinhando que uniu as componentes de mecânica e de eletrónica. Este docente destacou a personalidade do Rui pela disponibilidade de colaborar com os companheiros de turma em outros projetos, num “belo espírito de partilha” sublinhado também pelo prof. Vítor Machado porque, “quando mais ajudas, mais aprendes”.

No final, antes de saberem as notas, os alunos fizeram uma festa, oferecendo vários presentes aos professores.

O Diretor de Curso deu os parabéns aos seus alunos “por tudo o que fizeram” e comprometeu-se a “andar em sintonia com o vosso futuro”.