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EPATV mostra a 80 escolas modelo de Cidadania e de Desenvolvimento

EPATV mostra a 80 escolas modelo de Cidadania e de Desenvolvimento

A EPATV acolheu e apresentou, no dia 23 de maio, o seu projeto no Encontro Regional de Coordenadores da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), dinamizados pelo Centro de Formação do Alto Cávado  (CFAC) e pela Direção Geral de Educação (DGE).

Os trabalhos de grupo — três de docentes e um de alunos da EPATV — destacaram a “necessidade de maior participação dos alunos na definição destas estratégias e destes programas”, apesar dos dados referentes à EPATV serem superiores à média nacional. No entanto, três grupos de trabalho de professores sublinharam a necessidade de “estimular a participação para quebrar resistências de um quarto dos alunos, ou seja, uma escola sem grades com reuniões com os alunos para resolver os problemas existentes”.

Face a estes números, a porta-voz dos alunos da EPATV, Helena Ferreira, sustentou que “nos capítulos da igualdade, etnia e género fazemos igual ou melhor que as escolas regulares”.

Nestas estratégias de cidadania e desenvolvimento, outro grupo pediu uma “escola mais relacionada com o meio que traga os parceiros para dentro da escola e a necessidade de articular melhor os horários, dado que as escolas urbanas têm oportunidades maiores”.

No final da jornada, foi apresentada a proposta do roteiro “A voz dos alunos que visa criar tempos e lugares para exercício da cidadania plena, ativa e criativa dos alunos que devem ser envolvidos na definição do projeto educativo da escola”.

Este foi o nono de dez encontros regionais, cuja saudação inicial aos representantes de 80 escolas foi feita por João Luís Nogueira, Diretor da EPATV, na presença de José Carlos Sousa (DGE) e António Amaro  (CFAC).

A EPATV foi a escola convidada a partilhar as suas boas práticas na Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, já validadas pela DGE, através do Projeto Carreira apresentado pelos alunos Helena Ferreira, do 2.º ano do Curso de Esteticista, Cláudia Fernandes, do 1.º ano do Curso de Esteticista, e Jorge Mota, do 3.º ano do Curso Técnico de Metalomecânica.

Os alunos da EPATV destacaram a centralidade nas aprendizagens, o desenvolvimento de competências pessoais, emocionais e profissionais, entre elas as soft-skils, e o prosseguimento dos estudos superiores. Reconhecem a preparação que a EPATV lhes oferece para o mundo do trabalho, a igualdade de género, o incentivo ao empreendedorismo, e a segurança que lhes é fornecida especialmente pelas disciplinas de TIC, Integração e componentes técnicas.

Trata-se de um projeto “criado pelos alunos e desenvolvido com a sua participação”, que foi destacado por José Carlos Sousa (DGE), porque é a “primeira vez que uma escola profissional integra uma centena de projetos apresentados e permite comparar as perspetivas dos alunos da EPATV  com os professores de oitenta escolas presentes”.

Estes encontros começaram em 2018, com a necessidade de incluir a cidadania no curriculum e envolvem hoje mais de oitocentos formadores nas áreas de cidadania e desenvolvimento, recorrendo à interdisciplinaridade e participação dos alunos.

José Carlos Sousa reconheceu que, num estudo de 2022, um quarto dos alunos não participou na elaboração dos projetos e os professores exigem mais partilha e mais tempo para desenvolverem estas atividades.

Este responsável da DGE sublinhou que os alunos “destacam cinco preocupações nucleares:  mais ecologia, mais transformação digital, mais recuperação das aprendizagens (PRA), igualdade de género e educação em situação de crise” (guerra na Ucrânia, por exemplo).

A organização da jornada contou com o apoio dos alunos do CEF de Assistente administrativo da EPATV.