/
/
PAP’s de Multimédia criaram uma manhã de sonho

PAP’s de Multimédia criaram uma manhã de sonho

O dia 14 de Julho começou com uma manhã de sonho para onze finalistas que apresentaram as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP) do Curso Técnico(/a) de Multimédia na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

O júri – constituído por Sandra Monteiro (Diretora Pedagógica), Ricardo Cabral (Diretor de Curso), Helena Sousa (Diretora de Turma), as professoras Ana Luís Nogueira e Fátima Pimenta e Carla Carvalho (representante da empresa Dia Perfeito) – que elogiou os trabalhos dos finalistas, a começar pela programação de um site, apresentado por Flávio Sousa, intitulado de “Mountain High”, inspirado e criado para o montanhista português João Garcia. O Flávio quer prosseguir os estudos superiores na área do desenvolvimento de Web.

Beatriz Faria não deixou os seus créditos de “Gverreira” do Minho por olhares alheiros, com uma seleção audiovisual de entrevistas a futebolistas do Sporting Clube  de Braga, de vários escalões etários mais jovens. A sua PAP sintetiza cinco horas de entrevistas em vinte e dois minutos.

Tiago Procopio inovou com um sistema de servidor  — Selfhosting — que garante ao seu programador/utilizador maior controlo, mais segurança e privacidade, com a mais valia de ser barato e confiável. A partir da reutilização de um velho computador, através da compra de um disco novo é possível maior proteção de dados armazenados, numa opção ecológica de reutilização. Vai fazer uma pausa, trabalhar e depois prosseguir os estudos nesta área e a sua PAP constitui “uma bela ideia de negócio”, como afirmou o professor Ricardo Cabral que destacou a “vontade de avançar e a perseverança” do Tiago.

O trio constituído por Alex Soares, Miguel Ribeiro e Gustavo Nogueira desataram a pedalar em bicicletas e munidos de uma máquina de filmar e de um drone apresentaram um filme sobre “Vila Verde por ouro ângulo nunca antes visto”. Fizeram as fotos, os vídeos, um QR Code e o texto sobre o trilho que une vários locais emblemáticos, desde Santa Helena até à Ponte de Prado, sobrevoando o rio Cávado e a Ponte Nova, passando pela Senhora do Alívio e o centro de Vila Verde.

O futuro membro do exército, Sérgio Peixoto, escreveu, elaborou e foi protagonista de um vídeo sobre os micro-plásticos a que deu o nome de “Além do olhar”.

Os bombeiros de Terras de Bouro inspiraram uma curta-metragem realizada por Duarte Oliveira e Tiago Barroso da Silva, acerca do simulacro de um acidente rodoviário, com o nome “Anjos da guarda”, contando com a colaboração do Corpo ativo desta corporação. Se o Duarte quer ser Bombeiro profissional — além de tocar trombone na Banda de Carvalheira — o Tiago vai trabalhar como fotógrafo e estudar mais. A manhã foi coroada com um novo site (com fotos, textos e vídeo) sobre a monumentalidade de Braga, criado por uma jovem de Rendufe, Amares. Este trabalho de Ana Filipa Azevedo Abreu é uma boa prenda para os bracarenses e consistiu na representação dos tesouros monumentais da Cidade dos Arcebispos que inclui fotos, a cores e a preto-e-branco, sobre oito locais diferentes e um vídeo. É o resultado de um extenso levantamento fotográfico e de um drone, após 50 a 70 fotos de cada local: Bom Jesus, Sameiro, Picoto, Centro Histórico, Palácio do Raio, Igreja de Santa Cruz, Avenida da Liberdade e Sé e de um vídeo intitulado “Braga aos meus olhos”. As fotos são acompanhadas de pequenas anotações históricas.