/
/
EPATV recebe selo INCoDe-2030

EPATV recebe selo INCoDe-2030

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) recebeu o Selo “Uma ação INCoDe.2030” no âmbito da sua candidatura ao programa “O curso não tem género” — revelou a Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro.

Recorde-se que a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030”, promove as competências digitais, básicas para o exercício pleno da cidadania, atuando como facilitador da empregabilidade, ao dar resposta às exigências da crescente digitalização do mercado de trabalho.

A Escola Profissional Amar Terra Verde desenvolve a ação designada “O curso não tem género”, até 30 de setembro de 2023, a qual converge com os propósitos prosseguidos pelo INCoDe.2030 e reuniu condições para concorrer para os seus objetivos” — destaca a nota enviada à EPATV pelo Portugal INCoDe 2030.

Nesse sentido, analisada a grelha de verificação da ação, encontram-se “reunidas as condições para atribuição do SELO “uma ação INCoDe.2030” que pode usar no material de divulgação e de suporte à realização da ação, em formatos físico e digital, e beneficia da divulgação da ação no website do INCoDe.2030, www.incode2030.gov.pt, em secção própria”.

O programa parte do princípio de que “uma população ativa mais qualificada dá lugar a novas formas de trabalho, novas profissões, a mercados e produtos inovadores e, por conseguinte, atividades económicas mais robustas e competitivas”.

Além disso, as competências digitais desenvolvem um pensamento crítico e multi-facetado que promove a inclusão, a autonomia o bem-estar e a justiça social. 

O programa “Iniciativa Nacional em Competências Digitais” (INCoDe.2030) posiciona Portugal no topo dos países europeus em competências digitais, através da resposta aos desafios da literacia digital, da educação formal de crianças e jovens nas competências digitais bem como a adequada qualificação de docentes.

O INCoDe.2030 leva a cabo medidas e ações em torno de cinco eixos, sendo o primeiro o da Educação e Formação Profissional, seguindo-se a Qualificação e Requalificação, além da Inclusão.