/
/
PAPs: cabeleireiras finalistas com emprego assegurado

PAPs: cabeleireiras finalistas com emprego assegurado

As finalistas do Curso de Cabeleireiro da EPATV apresentaram, no dia 15 de maio, as suas Provas de Aptidão Profissional, “antes de entrarem no estágio final com emprego garantido” — assegurou o diretor do curso, prof. Nelson Costa.

Outra coisa não seria de esperar face às notas elevadas que as jovens finalistas obtiveram de um júri presidido pela Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, Diretor de Curso, Prof. Nelson Costa, Diretora de Turma, Prof. Raquel Pinto, prof. Alice Dias e a Cabeleireira e ex-aluna Vera Silva.

A primeira prova foi a aplicação e cuidados de uma peruca para doentes oncológicos, protagonizada por Bárbara Silva, Sara Pereira e Cheila Alves, tendo como modelo a Mónica, para encobrir a queda de cabelo durante a quimioterapia.

As alunas distinguiram os vários tipos de perucas e exemplificaram a colocação de uma peruca sintética que deve ser retirada todos os dias. Sabe-se hoje que, quando o cabelo recomeça a crescer, “pode ser ainda mais forte, mudar de cor e mudar de liso para encaracolado”. A Bárbara e a Sara têm agora pela frente uma fantástica experiência de Erasmus em Barcelona.

A Ana Isabel Antunes, Erica Cerqueira e a Karine Cunha surpreenderam os jurados com uma prova a que deram o nome de “Planeta Entrançado sustentável”. Depois de lembrarem que as tranças surgiram há 22 mil anos na Namíbia, chegaram ao ocidente há 3500 anos antes de Cristo e podem assumir vários feitios como laterais ou em cascata, desenvolveram estes ornamentos numa perspetiva de biodiversidade para consciencializar as pessoas para os problemas ambientais, usando champô vegan sólido — Solid Love — que elas próprias produziram para o Namorar Portugal em Vila Verde, à base de manteiga karité e óleos de abacate e avelã.

A terceira prova centrou-se nos penteados de noiva, um ritual que surgiu em Roma Antiga — Tutulus — que evoluiu no século XX entre os encaracolados, os amassados e a franja.

A Andreia Costa, Mónica Marques e Raquel Gonçalves executaram uma trança invertida, seguida de um ripado para aumentar o volume, três franjas enroladas e um penteado de noite.