/
/
Ética no Desporto: dedicação é o valor que move Tiago Sá

Ética no Desporto: dedicação é o valor que move Tiago Sá

O guarda-redes do Sporting de Braga, Tiago Sá, apontou, no dia 15 de maio, aos alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde — EPATV — a dedicação como valor central que move a sua carreira profissional e o levou a ser titular da baliza de Portugal.

Tiago Sá falava na sessão inaugural da Exposição “Move-te por valores” que está patente na entrada da EPATV e “sensibiliza os jovens para os ideais olímpicos e da cidadania através de vários testemunhos de personalidades de relevo mundial”.

Este atleta começou a sua formação do G. D. Prado, aos oito anos, e já vestiu a camisola do Sporting de Braga em jogos da Europe Conference League, da Liga Portuguesa, da Taça de Portugal e da Taça da Liga. No seu palmarés, este atleta de 28 anos, possui duas Taças de Portugal e um campeonato Nacional de Juniores. Está no Sporting de Braga desde 2015.

Na abertura da exposição o Diretor da Escola destacou alguns desses valores como “a honestidade, o humanismo, a coragem, a superação e a capacidade de ser cidadãos do mundo”.

João Luís Nogueira não esqueceu outros valores que devem mover os alunos como “a humildade, a determinação, a dedicação, o altruísmo, o respeito, a união, a responsabilidade, a inclusão, a solicitude, a são convivência e a partilha”.

São valores que estão expressos em vinte e quatro painéis, dinamizados no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e apoiados pelo Parlamento Europeu de que a EPATV é escola embaixadora — como lembraram as Professoras Lúcia Lopes e Palmira Moreira.

João Luís Nogueira preferiu falar de Nélson Mandela, um dos testemunhos patentes nesta exposição, para concluir que “os humildes, em regra, são os mais capazes e o Tiago Sá é um exemplo dessa humildade que o elevou a um patamar maior do futebol português, num lugar extremamente difícil que é o de guarda-redes”.

O Diretor da EPATV aconselhou também a “deixarmos de rotular as pessoas sem as conhecermos bem” e Tiago Sá, nascido em Vila Verde, em janeiro de 1995, sublinhou o valor da “dedicação, em tudo, no máximo, seja em que área de atividade for”. Os painéis desta exposição “relatam e mostram histórias de atletas e outras individualidades ímpares e excecionais, que viveram histórias exemplares de carácter, integridade, desportivismo e cidadania, contadas na primeira pessoa”.

Esta estafeta “Move-te por valores” é acompanhada por um par de palos criados pela Escola de Miranda do Douro, que é enriquecida com uma fita identificadora de cada Escola por onde vai passando. Os palos remetem-se para a cultura dos Pauliteiros de Miranda, com marcas gravadas a fogo, que identificam o programa das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu.