/
/
PAPs do Curso de Esteticista: maquilhagem, massagem e causa social

PAPs do Curso de Esteticista: maquilhagem, massagem e causa social

Uma homenagem à jovem iraniana Mahsa Amini, morta após tortura da polícia dos costumes no Irão, abriu hoje, dia 12 de maio, as Provas de Aptidão Profissional — PAPs— do Curso de Esteticista, na Escola Profissional Amar Terra Verde — EPATV.
A evocação de Mahsa Amini, originária do Curdistão (noroeste), foi detida pela polícia da moralidade a 13 de setembro em Teerão, por “vestir roupas inadequadas”, tendo morrido três dias depois num hospital quando ainda estava sob custódia policial.
Mahsa Amini está morta porque “deixou o mundo ver algumas mechas do seu cabelo. Tinha 22 anos, era bonita, e cheia de esperanças e promessas. Morreu sob custódia da polícia moral do Irão”. As alunas da EPATV Mónica Marques e Alexandra Gonçalves recordaram que não foi a primeira, nem será a última. Por isso, apresentaram uma prova de maquilhagem artística, com um poema de Eugénio de Andrade como pano de fundo em que “é urgente o amor” em prol de uma “sociedade empática, inclusiva e igualitária”.

O júri presidido por Paula Fernandes e constituído pelas professoras Maria José Falcão, Raquel Pinto, Maria do Carmo Moreira e a esteticista e cabeleireira Adriana Silva, foi contemplado com vários mimos após a prova protagonizada por dezasseis finalistas.

O único homem na sala foi o Gonçalo, modelo da prova de Massoterapia, desenvolvido por Ângela Cunha, Cassandra Monteiro, Luciana Moreira e Maria Santos. Estas finalistas apresentaram uma prova de massagem dorsal que permite dar resposta a uma grande percentagem de população mundial que tem ou já teve dor no dorso (costas). Esta massagem melhora o sistema linfático, é relaxante e inclui deslizamentos, fricções, amassamentos e vibrações, sem ignorar os ensinamentos da medicina tradicional chinesa.

A Ana Carolina Cerqueira, Ana Francisca Martins e Joana Leite Sepúlveda executaram, na modelo Olga, uma maquilhagem de noiva entre o dia e a noite.

Por sua vez, a Margarida Vieira, a Carina Azevedo e a Lisandra Pimentel proporcionaram uma prova de “Look Night”, sustentando que esta deve “começar sempre pelos olhos, construindo uma maquilhagem arrojada e garantia de auto-confiança”.

Tão curiosa e inovadora foi a massagem de cadeira apresentada por Mariana Silva e Beatriz Afonso, ao ponto da júri, Paula Fernandes, querer fazer a experiência. Trata-se de uma massagem apropriada para os locais de trabalho que melhora a produtividade, diminui o stresse, motiva os trabalhadores e inclui deslizamentos, pressões e batimentos.

A formadora Maria José Falcão revelou no final das provas que os estágios prosseguem agora nas empresas e “só não vai trabalhar quem não quiser”.