/
/
PAP Curso Técnico de Frio e Climatização

PAP Curso Técnico de Frio e Climatização

PAP Curso Técnico de Frio e Climatização

No dia 7 de julho decorreu a defesa das Provas de Aptidão Profissional do Curso de Técnico de Frio e Climatização. Os projetos foram desenvolvidos nas áreas de AVAC e Refrigeração, tendo um caráter de investigação aplicada, integradora e mobilizadora dos saberes e competências adquiridos ao longo do plano de formação desenvolvido em sala de aula e em contexto de trabalho. Foram realizados oito projetos: Construção de uma bancada didática de câmara de conservação de frescos para simulação de avarias, ao nível mecânico e elétrico; Construção de uma bancada didática de câmara de congelação para simulação de avarias, ao nível mecânico e elétrico; Melhoria de uma bancada termodinâmica didática, testes funcionais ao sistema, estudo dos efeitos da mudança de temperatura, volume e pressão; Instalação e estudo do funcionamento de um sistema de ar condicionado no auditório EPATV; Melhoria de sistema de apoio por bomba de calor de equipamento didático de circulação forçada de água quente sanitária por energia solar térmica;

Construção de painel didático de refrigeração de computador por sistema termodinâmico por expansão direta; Projetar e dimensionar sistema frio para câmara frigorífica para conservação de marisco congelado e carne; e Projetar e dimensionar soluções para sistema AVAC para habitação.

O júri de avaliação da PAP foi designado pela direção da escola e teve a seguinte composição: Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, Diretor de Curso, Aurélio Machado, Diretora de Turma, Daniela Matos, Professor Orientador dos projetos, Domingos Silva, representante das empresas da área, João Paulo Ribeiro, e representante das associações sindicais do setor, Paulo David Amorim. João Paulo Ribeiro e Paulo David Amorim classificaram como bom o nível de competências e conhecimentos dos alunos e salientam que estes estão efetivamente bem preparados para o mercado de trabalho. Referem ainda que esta entidade tem bons profissionais no corpo docente e muito boas condições e, por isso, os jovens saem com as valências necessárias. No futuro, estes jovens, podem eventualmente enfrentar impedimentos burocráticos e terão de saber lidar com toda a pressão que este tipo de trabalho acarreta.

Os objetivos da Prova de Aptidão Profissional foram atingidos, todos os alunos conseguiram realizar a Prova com aproveitamento satisfatório. Os alunos demonstraram interesse, responsabilidade e realização pessoal durante todo o processo da Prova.