/
/
EPATV ressuscita a alegria do Compasso pascal

EPATV ressuscita a alegria do Compasso pascal

As seis cruzes do Compasso de Vila Verde – levadas por alunos, professores, colaboradores e direção da EPATV – semearam lágrimas de emoção, ressuscitaram a alegria da Páscoa e libertaram o perfume das flores às portas das casas de milhares de vilaverdenses, unidos às suas instituições, no desfile final de um dia inteiro e limpo, entre o quartel dos Bombeiros Voluntários e a Igreja matriz.

Após dois anos de pandemia, o dia 17 de abril, uma das mais genuínas tradições do Minho, que se receava amortecida pela ausência, ressuscitou sob a liderança da EPATV em total comunhão com a paróquia e o Padre Artur Gonçalves.

A EPATV demonstrou desde Quinta-feira Santa até ao Domingo de Páscoa que é mais que uma escola, é um projeto de vida com paixão, levando a todos os vilaverdenses a mensagem da alegria pascal e deixando uma recordação em cada casa.

Na Quinta-feira Santa, houve participação ativa na cerimónia do Lava-pés, uma Eucaristia solenizada pelo Grupo Coral da Paróquia e pelo dueto Ensemble Risoleto (Silvia Pinto e João Paulo Ribeiro).

O Domingo de Páscoa começou de manhã cedo, na Igreja velha, com desfile das seis cruzes até à Igreja Matriz, onde foi celebrada a Eucaristia, acompanhada pela Banda Musical de Aboim da Nóbrega que animou durante todo o dia as ruas de Vila Verde, sob o comando do Maestro Duarte Carvalhosa.

Foram mordomos João Luís Nogueira (Diretor Geral), Paula Fernandes (Assessora da Direção), Sandra Monteiro (Diretora Pedagógica), Aurélia Barros (Diretora Financeira), Ana Luís Nogueira (Coordenadora do Departamento de Comunicação e Imagem) e Rosa Vieira (Coordenadora do Centro Qualifica).

As refeições foram servidas por uma equipa de doze alunos dos Cursos Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar, coordenados por António Igreja, Miguel Lopes, Nuno Silva, Américo Silva e Andreia Silva, que receberam especial bênção do Padre Artur Gonçalves: “estava tudo tão saboroso e bonito que, se não fosse a nossa fome, nem lhe tocávamos para não estragar”.

Percorridas todas as ruas de Vila Verde, as Cruzes voltaram à EPATV e encaminharam-se para o quartel dos Bombeiros Voluntários, recolhendo  na Igreja Matriz.

João Luís Nogueira, Diretor Geral da EPATV, era um homem feliz porque a EPATV conseguiu “fazer acontecer o anúncio da Ressurreição, através do empenho dos seus professores, colaboradores e alunos”.

Antes de agradecer ao Padre Artur, aos presidentes dos Compassos, à Banda de Aboim da Nóbrega e anunciar a sessão de fogo de artifício final, o Diretor Geral da EPATV concluiu: “estamos muito orgulhosos daquilo que fizemos hoje, com paixão e alegria. Muito obrigado por terem confiado na nossa Escola”.

O Padre Artur destacou o trabalho dos alunos e professores da EPATV porque “todos colaboraram de forma voluntária” demonstrando que ela prepara os jovens para “outros valores para além das competências profissionais”. “Hoje acredito que muitos sacerdotes gostavam de estar aqui. Tenho muito orgulho em vós” — concluiu o pároco de Vila Verde.