/
/
EPATV realiza conferência final do projeto ERASMUS + UP-AEPRO

EPATV realiza conferência final do projeto ERASMUS + UP-AEPRO

A EPATV, entidade coordenadora do projeto Upskilling Pathways for Adult Education Professionals – UP- AEPRO, organizou no passado dia 20 de novembro a conferência para destacar o trabalho desenvolvido ao longo de dois anos por diversas instituições parceiras.

O evento teve a participação de várias oradoras: Martina Ni-Cheallaigh (Comissão Europeia); Alexandra Teixeira (ANQEP- Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional); Eyrún Björk Valsdóttir (Confederation of Labour – ASÍ) e ainda Gina Ebner (EAEA – European Association of Adult Education) que promoveram a reflexão sobre a iniciativa lançada pela Conselho Europeu em 2016 – Upskilling Pathways.

No evento online estiveram cerca de 80 participantes, de várias entidades ligadas à Educação de Adultos e à Aprendizagem ao Longo da Vida. Durante cerca de três horas houve a oportunidade de refletir sobre os desafios colocados na implementação e desenvolvimento desta iniciativa nos vários países que a ela aderiram.

Em Portugal, a face mais conhecida da Upskilling Pathways é o Programa Qualifica que se traduz no trabalho desenvolvido pelos mais de 300 Centros Qualifica espalhados pelo país. Reconhecendo a importância deste trabalho, a conferência teve uma sessão paralela em língua portuguesa coordenada por Francisca Borges e Susana Oliveira, responsáveis pela coordenação do Projeto, e Rosa Vieira, coordenadora do Centro Qualifica da EPATV.

Ao longo da sua implementação, o projeto UP-AEPRO teve como principais objetivos: dar a conhecer o estado da arte da iniciativa Upskilling Pathways em toda a Europa; promover formação para formadores/educadores de adultos através de sessões temáticas online; e ainda a divulgação de boas práticas que serão compiladas num manual que estará brevemente disponível online.