/
/
EPATV online: participa no dia das Bandeiras Verdes pelo 13.º ano consecutivo

EPATV online: participa no dia das Bandeiras Verdes pelo 13.º ano consecutivo

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), no dia 13 de novembro, participou no Dia das Bandeiras Verdes, pelo décimo terceiro ano consecutivo, desta vez numa sessão de videoconferência que celebrou a entrega anual deste galardão pela ABAE — Associação da Bandeira Azul da Europa.

A sessão, assinalou os 30 anos desta Associação e os 25 anos da Eco-Schools em Portugal, uma ação que envolve já 59 mil escolas de 68 países e movimentas 80 milhões de crianças e jovens na causa da sustentabilidade ambiental.

Portugal tem registado uma crescente adesão a esta iniciativa — sublinhou Margarida Gomes, coordenadora nacional do Eco-Escolas no nosso país que conta com 2046 escolas inscritas e 1514 galardoadas.

Do distrito de Braga — com 699 escolas do ensino Básico ao Superior — inscreveram-se neste programa 170 escolas, tendo 150 concluído as atividades idealizadas. Receberam o galardão Eco-Escola 139.

Este projeto movimentou este ano — apesar das limitações impostas pela pandemia da COVID 19 — mais de 64 mil alunos. A edição deste ano registou uma inovação, a criação do troféu para Escolas Madrinhas para estabelecimentos que ajudam outros a ser Eco-escolas.

O Programa incluiu encontros regionais, na primeira fase, que foram substituídos na segunda por formações online sobre a economia circular, conservação de espaços exteriores escolares (tema deste ano), hortas bio, eco-código, brigada florestal, alimentação saudável e cidadania e comunicação. O cumprimento de dois terços do Plano — sete passos — confere às escolas o diploma de conclusão do programa.

Dos resultados, Margarida Gomes destacou limpezas de praias, eco-trilhos, ações marítimas, a criação de 28 Escolas Madrinha e o envolvimento de 63 Eco-agrupamentos, sendo 23 no Norte do país.

Devido às limitações sanitárias, a entrega das Bandeiras às escolas foi feita por videoconferência, com a Eco-Escola mais antiga de cada distrito a ser chamada a apresentar um pequeno vídeo que incluía uma pequena saudação do autarca daquele concelho.

Nas intervenções, este projeto emblemático foi destacado pelo “forte impacto no território, num combate por um ambiente mais saudável e por um planeta sustentável que traduz um trabalho de excelência nas Escolas portuguesas”.

“Os alunos, professores e funcionários fazem da Escola um lugar de sustentabilidade e vindo dos jovens é muito forte e dão-nos uma lição extraordinária” — comentou o presidente da Câmara de Caminha, o concelho do Alto Minho com mais Eco-escolas (quinze).

A Escola Profissional aguarda a chegada da Bandeira Verde para realizar o hastear de mais este galardão.