/
/
EPATV em Lisboa: Echoes of Nature e Músicos no Palácio de Belém

EPATV em Lisboa: Echoes of Nature e Músicos no Palácio de Belém

Os cursos de Animador Sociocultural (3º ano) e Técnico de Design de Comunicação Gráfica (2º ano), acompanhados pelos professores Marco Alves e Rui Silva, participaram numa visita de estudo a Lisboa, nos dias 24 e 25 de janeiro.

No primeiro dia, visitaram a exposição “Echoes of Nature” que apresenta, em Portugal, vários dos trabalhos fotográficos e videográficos de Manuela Marques, realizados entre 2018 e 2022. Um vasto corpo de imagens, criado a partir de territórios continentais e insulares, focado na observação e pensamento sobre paisagem e meio natural (nomeadamente os trabalhos realizados no vulcão dos Capelinhos, ilha do Faial, Açores).

Manuela Marques nasceu em Portugal e vive em Paris. Foi distinguida com o prémio BESPhoto 2011 e expõe regularmente em instituições francesas, portuguesas e internacionais.

No segundo dia da visita, os alunos tiveram a oportunidade de participar no programa “Músicos no Palácio de Belém”, no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, Museu Nacional do Coches, que proporciona encontros entre músicos e alunos.

O Presidente da República participou no programa e teve como convidado Pedro Abrunhosa que elucidou um pouco mais sobre o papel da música e dos músicos na construção da identidade cultural portuguesa, mantendo uma conversa com os alunos sobre o seu percurso artístico e interpretando alguns dos seus temas mais conhecidos, como “Para os braços da minha mãe”, “Não posso mais” e “Que o amor te salve nesta noite escura”.

Ao longo da sessão, incentivou os alunos a fazerem aquilo que os apaixona, a não desistirem, e defendeu que “inspiração não existe”, contrapondo: “no processo artístico o que importa é trabalhar, é trabalho”.
Sobre o ensino, considerou que “em Portugal e não só, no mundo inteiro, está feito para resultados, no sentido em que muitas vezes interessa pouco aprender, mas acertar”, acrescentando: “Aprender e acertar são coisas diferentes”. Para o artista, “os professores têm feito um trabalho notável para que este país se mantenha em pé e na dignidade com que tem de continuar”.

O Presidente da República subscreveu o incentivo aos jovens para que sigam aquilo que os apaixona, ressalvando, porém, que “às vezes não é possível, porque não há condições económicas, sociais, pessoais, de ambiente” para isso. “Mas façam o mais parecido com aquilo que vos apaixona e ao longo da vida sejam assim”, aconselhou.

No final, houve tempo para a habitual “selfie” com o Presidente Marcelo e Pedro Abrunhosa.