/
/
Simulacro em situação de incêndio

Simulacro em situação de incêndio

No âmbito da Implementação das Medidas de Autoproteção, a Escola Profissional Amar Terra Verde, realizou no dia 25 de janeiro, um exercício de Simulacro de Incêndio. Este teve como principais objetivos: treinar os procedimentos de atuação em caso de incêndio previstos nas medidas de Autoproteção; treinar a operacionalidade dos procedimentos de evacuação previstos nas Medidas de Autoproteção; treinar as comunicações entre os intervenientes e testar os sistemas de segurança contra incêndios, nomeadamente o sistema automático de deteção de incêndio. 

Com a colaboração da Exactusensu, o exercício ocorreu no arrumo localizado no Piso 1 devido a um curto-circuito nas instalações elétricas e que se alastrou aceleradamente para a área envolvente, bloqueando as escadas centrais. O incêndio produziu uma grande quantidade de fumo tóxico e opaco que rapidamente se propagou, havendo a necessidade de proceder ao combate ao sinistro e à evacuação total do edifício. Esta evacuação foi realizada em cinco minutos.

Na avaliação final do exercício, os colaboradores da Exactusensu sublinharam a eficácia do Plano de Emergência Interna e a capacidade de resposta operacional de toda a comunidade escolar.