/
/
EPATV recebe PO CH e mostra prioridades

EPATV recebe PO CH e mostra prioridades

A EPATV recebeu, no dia 26 de janeiro, a alta delegação do PO CH (Programa Operacional Capital Humano), liderada pelo presidente Joaquim Bernardo.

“O objetivo da nossa visita é ter maior proximidade com as escolas e conhecer melhor como são aplicados os recursos financeiros do PO CH” — disse Joaquim Bernardo. O balanço desta visita “é muito positivo e foi muito útil para nós conhecermos uma escola em que tudo está a ser bem feito e apercebermo-nos de algumas ansiedades da Direção da EPATV, para lhes respondermos com a disponibilidade de recursos que vão ser menores no âmbito do Programa Portugal 2030. A área das qualificações continua a ser prioritária até 2030, embora os fundos disponíveis sejam menores, o que exige uma seleção mais rigorosa e vem também justificar a nossa visita”.
Após a visita às instalações, o Diretor da EPATV, João Luís Nogueira, explanou os grandes projetos da Escola que “passam pela requalificação das oficinas e construção de novos equipamentos de apoio ao bem estar e tempos livres dos alunos”.
Esta entidade financiadora da escola, constituída por seis elementos – Joaquim Bernardo (Presidente), Sónia Ferreira e Frederica Moreira (Gestoras de Projeto), Miguel Feio, Alexandre Chamusca e Ana Garrido (Responsáveis pela Comunicação) -, ficou a conhecer, pela voz de Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica, os sucessos, ideias empreendedoras, projetos inovadores e ainda estabelecer um contacto próximo com professores, formandos e entidades empregadoras.

A visita foi recebida e acompanhada pelo Diretor Geral da EPATV, João Luís Nogueira, Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, Diretora Financeira, Aurélia Barros, Assessora de Direção, Paula Fernandes, e Rosa Vieira, Coordenadora do Centro Qualifica.
A formação profissional de centenas de jovens oriundos de um “território do interior minhoto deprimido, com dificuldade de transportes, em crise demográfica e onde muitos pais sobrevivem com a agricultura. A busca do equilíbrio financeiro e emprego pleno dos formandos constituem duas bandeiras da EPATV, que não tem oferta suficiente para responder às necessidades das empresas, mas que constitui uma referência de apoio ao desenvolvimento económico desta região” — garantiu João Luís Nogueira.

O Diretor Geral enunciou a oferta de refeições para os alunos mais carenciados — que às vezes as levam para casa — e destacou a necessidade de um subsídio especial para os alunos mais carenciados.

Os diretores dos vários cursos sublinharam as parcerias que a EPATV desenvolve com entidades públicas, sociais e privadas, numa senda de escola inclusiva que beneficia os mais excluídos.

Após a visita às oficinas e salas de aula, a delegação do PO CH teve ainda a oportunidade de visitar as instalações da empresa Brasolar, fundada e gerida por dois antigos alunos desta escola e que atualmente emprega mais de 30 funcionários formados pela EPATV.