/
/
EPATV comemora o Dia Mundial da Alimentação dentro e fora de portas

EPATV comemora o Dia Mundial da Alimentação dentro e fora de portas

EPATV comemora o Dia Mundial da Alimentação dentro e fora de portas

A Escola Profissional Amar Terra Verde celebrou, com várias atividades dentro e fora da sua casa em Vila Verde, o Dia Mundial de Alimentação, com atividades, refeições e palestras de sensibilização. Esta foi aliás a principal inovação deste ano: sair da sala de aula e realizar atividades em outras escolas de Vila Verde — destacou a diretora pedagógica-Drª Sandra Monteiro.

Foi uma jornada dupla, porque, na parte da manhã, 16 de Outubro, os alunos do 3.º ano do curso Técnico de Cozinha/pastelaria, acompanhados pelo seu Diretor de curso, Chefe Rodolfo Meledréz, responderam ao desafio da Coordenadora da Escola Básica de Soutelo, Dr.ª Fernanda Marques, para comemorar o Dia Mundial da Alimentação.

Os alunos da EPATV, utilizando uma técnica de carving fruit, construíram esculturas de fruta, recreando pequenos animais.

Esta atividade teve como objetivo promover uma alimentação saudável e sustentável, junto dos mais pequenitos. Foi uma manhã bem passada, muito proveitosa, onde se aplicaram metodologias pedagógicas ativas, mas também de um convívio animado entre os diversos intervenientes.

Na EPATV foi disponibilizada a toda a comunidade escolar, uma ementa que representa os valores e princípios de uma alimentação saudável equilibrada e diversificada.

No bar pedagógico, estiveram disponíveis, durante a manhã, pão de cereais, compotas, fiambre de peru, queijo fresco, sumo de natural de frutas, iogurte grego com frutas e granola, panquecas de aveia com frutas e mel, gelatinas variadas, bolos de banana, maçã e laranja, sempre tendo o princípio de utilizar mais frutas e menos açúcar.

No serviço de refeições ligeiras, a EPATV disponibilizou, sob coordenação da prof. Olga Martins, um creme de batata doce, buffet de saladas (de couscous com picadinho algarvio, de Bulgur com legumes assados e tiras de peru grelhado e salada verde), além de gelatina de frutas e águas aromatizadas.

A tarde foi celebrada com uma palestra dupla, que teve como oradoras, Ana Sofia Aguiar, da DECO, sobre a importância de ler os rótulos e a Nutricionista Juliana Leiras acerca de uma alimentação equilibrada e saudável.

Dirigida aos alunos do primeiro ano, participaram também alunos dos cursos de Restauração-Cozinha Pastelaria do segundo ano e do primeiro e segundo anos de Esteticista, a atividade também se inseriu no plano de ação do Clube Eco-Escolas e do Estatuto de Escola Saudável que a EPTV ostenta.

As duas oradoras sensibilizaram os alunos para a compreensão da importância de adotar hábitos alimentares mais saudáveis, bem como corrigir más escolhas alimentares, adotando uma dieta mais equilibrada, completa e variada, através da leitura e interpretação dos rótulos. O sal, as gorduras e o açúcar foram apontados como grandes adversários de uma alimentação saudável e diversificada.

Saber escolher as porções devidas de alimentos, optando por todos os alimentos da roda alimentar e compreender a importância da prática de atividade física, para um bem-estar físico e emocional e como forma de prevenção de doenças, como a obesidade, diabetes dois, alta pressão arterial, etc.