/
/
Dia Internacional da Cidade Educadora com reflexão “Telas da Paz”

Dia Internacional da Cidade Educadora com reflexão “Telas da Paz”

No passado dia 30 de novembro, celebrou-se o Dia Internacional da Cidade Educadora em todo o mundo, juntando-se o Município de Vila Verde a esta comemoração, como município educador desde 2013, com um programa que decorreu na Casa do Conhecimento de Vila Verde, Agrupamentos de Escolas, Escolas e Instituição do concelho.

A celebração foi iniciada com o desfraldar da bandeira das Cidades Educadoras, pelo Vereador da Educação, Ação Social e Desenvolvimento Económico, Manuel Lopes e por Cristina Palhares, da ANEIS – Associação Nacional Estudo e Intervenção na Sobredotação, na presença das diretoras do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, da Escola Profissional Amar Terra Verde e da APPACDM de Vila Verde, dos Diretores do Agrupamento de Escolas de Prado, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, da Escola Secundária de Vila Verde, da Escola de Música de Vila Verde, professores, alunos e técnicos do município.

Tela da Paz” da Escola Profissional Amar Terra Verde

Apresentada pela Diretora Pedagógica da Escola Profissional Amar Terra Verde, Sandra Monteiro e pelas alunas Ana S. e Carolina F., do Curso de Design Gráfico, sob a orientação da professora Fátima Pimenta, foi explicada a elaboração da tela, com o seguinte:

“Sei, quero e posso (palavra, pomba, mão)
Henri Focillon recorda-nos no Éloge de la main:
“As mãos são quase seres vivos… dotados de um espírito livre e vigoroso, de uma fisionomia. Rosto sem olhos e sem voz que, no entanto, veem e falam… A mão significa ação: limpa, cria, por vezes, até parece pensar”.
A mão confere ao homem um poder muito superior à sua força inata;
A pomba é o símbolo universal da Paz;
A palavra transpõe a leitura das imagens.
Na conjugação destes elementos, esta tela pretende representar que, através dos atos, da atividade conjunta, aliada à força das palavras, poderemos mais facilmente alcançar a Paz.
Nas pombas em origami, as plumas são as palavras que permitem chegar mais longe.
Uma mão cheia de mãos, com linhas bem delineadas, sugere determinação.
No interior, estão mãos de diversas cores a representar a letra “V” de “vitória”, um símbolo da paz.
Quando não há paz, num grave daltonismo, tudo fica obscuro… As cores, verdadeiras manifestações de luz e de vida, visam despertar uma sensação de alegria e bem-estar.
As palavras, retiradas dos sábios livros, exprimem o ato de levar, de guardar, de conter. Que elas “voem” como uma pomba, indo mais além, espalhando harmoniosamente a sabedoria, o ânimo, a tranquilidade e a harmonia, promovendo, através de mãos fortes e unidas, a desejada concórdia.”

A presente tela integra a exposição de pintura “Telas da Paz”, realizada no âmbito da Comemoração do Dia Internacional da Cidade Educadora e patente na Casa do Conhecimento de Vila Verde.

A celebração manteve-se ao longo do dia com o hastear de bandeira da Cidade Educadora na Escola Profissional Amar Terra Verde.

Fonte: Casa do Conhecimento de Vila Verde