O aluno Miguel Barbosa da EPATV — Escola Profissional Amar Terra Verde — foi o grande vencedor na categoria de Pastelaria no Minho Young Chef Awards (MYCA), no dia 26 de novembro, em Ponte de Lima, no qual apresentou a sua inovação do Pudim Abade de Priscos, “o Ovo de Priscos”, demonstrando grande capacidade, uma muito boa atitude e um técnica refinada e bem aperfeiçoada para a sua candidatura ao prémio de melhor chef pasteleiro do concurso — comentou o Chef Rodolfo Melendrez Rodriguez.
Miguel Barbosa encantou o júri presidido pelo chef António Alexandre, chef Executivo do Lisbon Marriott Hotel, com a sua sobremesa.
A VI edição do MYCA 2022 decorreu de 21 a 26 de novembro, na Expolim e os troféus foram desenhados pelos alunos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
Promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o Município de Ponte de Lima, foram conhecidos os nove finalistas.
O anúncio dos vencedores foi feito pela chef Ana Alves Pereira, responsável pela categoria de cozinha e pastelaria, e por Olga Martins, responsável pela categoria de sala & bar.
As semifinais contaram com a presença de 12 escolas das sub-regiões do Ave, Cávado e Alto Minho, com um recorde de participação, com 25 alunos a concurso.
Durante estes dias os jovens chefs visitaram o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, degustaram os produtos do Mercado Agrolimiano e usufruiram de uma masterclass com o Chef António Alexandre.
O júri da prova é composto pelo Chef António Alexandre, acompanhado pelos Chefs Rui Rodrigues e Lígia Santos; os vencedores da edição do ano passado nas respetivas categorias (Beatriz Coelho, Tomás Marques e Joana Pereira), Cristina Mendes, da Confraria do Arroz do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima e o jornalista Rui Miguel Graça.