/
/
Aqui há Cultura!Obra “Severa, 1820” foi apresentada na Biblioteca Municipal

Aqui há Cultura!
Obra “Severa, 1820” foi apresentada na Biblioteca Municipal

Os cantares ao desafio ou desgarradas possuem todas as condições para se candidatarem a património Imaterial da UNESCO — sugeriu Paulo Lima, no lançamento do livro Severa 1820, sexta-feira, dia 17 de março, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde.

O autor e coordenador da obra sobre a vida e obra da primeira fadista portuguesa falava na sessão que fechou o primeiro dia do programa “Aqui há Cultura!”, dinamizado pela EPATV — Escola Profissional Amar Terra Verde — e Câmara Municipal de Vila Verde e se prolonga até ao fim deste ano.

A obra foi apresentada pelas Edições Tradisom, através do seu editor José Moças, numa sessão presidida pelo vice-presidente do Município e vereador da Educação, Manuel Oliveira Lopes.

O livro Severa, 1820 inclui dois CDs, um com o filme Severa realizado por Leitão de Barros — onde são cantados dez fados —  e outro com mais quatro fados da primeira fadista portuguesa, nascida cem anos antes de Amália, e não integram o filme.

Paulo Lima integrou os grupos que trabalharam a candidatura do Fado, do Cante Alentejano, da Arte Chocalheira e da Morna a Património Imaterial da UNESCO.

No final da sua intervenção, Paulo Lima sugeriu que as cantigas ao desafio ou desgarradas têm todos os atributos para se candidatarem a Património Imaterial da Humanidade.  Entre as características destacou “a velocidade do raciocínio, o aumento do vocabulário, a rima dos versos e o improviso que é uma das três grandes artes do ser humano”.

O programa “Aqui há cultura!” prossegue no dia 14 de abril, às 21:30 horas, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, com uma conferência pelo jornalista Henrique Monteiro, antecedida, às 21:00 horas, pela inauguração de duas exposições: uma que retrata da vida de Emídio Guerreiro e outra que mostrará todos os vinis editados por Zeca Afonso.