/
/
Visita de Estudo ao Mosteiro de Tibães

Visita de Estudo ao Mosteiro de Tibães

No dia 17 de março, os alunos do segundo ano dos cursos profissionais de T. Restauração de Cozinha/ Pastelaria e T. Eletrónica, Automação e Computadores, acompanhados pelas professoras Helena Sousa e Filomena Dias, realizaram uma visita de estudo no âmbito da disciplina de Área de Integração relacionado com o tema: “A Experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual no mundo”.

Visitaram o Mosteiro de Tibães – Casa Mãe dos Beneditinos – Fundado no século XI, e que se tornou Casa-mãe da Congregação de S. Bento dos Reinos de Portugal a partir de 1567.

Ao longo das várias horas de visita guiada, foi-lhes explicado, eximiamente, a importância deste Mosteiro na localidade e imediações e também das manifestações religiosas do meio local.

Genericamente, alunos e professoras consideraram muito interessantes os diversos locais, as muitas divisões do Mosteiro, desde a antiga Sala do Recibo onde eram pagas as rendas ao mosteiro pelos agricultores que trabalhavam as terras do Couto de Tibães – foi reabilitada para se tornar hoje a sala de exposições temporárias, neste dia estava uma fantástica exposição subordinada ao tema: “Corpo, Objeto, Espaço”, de Carla Gaspar. Visitamos a bela e majestosa Igreja e tantas outras divisões do Mosteiro que compõem o seu riquíssimo interior, assim como os espaços exteriores do mosteiro.

No que se refere à postura evidenciada pelos alunos há que valorizar e elogiar o seu ótimo comportamento, o respeito máximo pelas regras elementares de conduta e pelas instruções que tiveram de cumprir durante a visita, o convívio saudável com os professores num ambiente diferente do existente no dia- -a- dia escolar e um sentido de responsabilidade verdadeiramente exemplar.
Gratos pelos conhecimentos adquirido num dia de partilha muito enriquecedor.