/
/
Oportunidades para os jovens da União Europeia

Oportunidades para os jovens da União Europeia

No âmbito do projeto do Clube Europeu “Juventude: o futuro da Europa”, o clube europeu da EPATV convidou os nossos parceiros da Europe Direct Minho para vir à escola conversar com algumas turmas sobre as oportunidades e desafios que a União Europeia tem para os jovens.

A Europe Direct Minho convidou três jovens da IESN Minho (International Exchange Erasmus Student Network) para apresentar aos alunos os vários projetos de mobilidade ERASMUS+ disponíveis para os jovens/ alunos. Começaram por explicar que o ERASMUS+ é um programa da União Europeia (UE) nos domínios da educação, formação, juventude e desporto.

O Erasmus, criado em 1987, é o programa que mais tem propulsionado a mobilidade de estudantes na União Europeia. Começou com parcerias entre 11 países, mas com o tempo ganhou outra dimensão. Em 2014, passou a chamar-se Erasmus+ e a abranger novos formatos de intercâmbio. Hoje, a mobilidade é possível em 34 nações (e também para países fora da UE, como a Noruega ou a Turquia).

Explicaram aos alunos como funciona o programa ERASMUS, sublinhando que o objetivo principal é a promoção da aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional e que é possível integrar diferentes programas de intercâmbio, que incluem: estudar no estrangeiro (o formato mais comum); estagiar numa empresa; fazer formação; realizar voluntariado. Esclareceram como podem proceder à candidatura e receber uma bolsa de mobilidade. A experiência pode ter a duração de entre 2 a 12 meses.
Além do Erasmus, apresentaram outros programas que permitem aos alunos ter experiências culturais pessoais e profissionais muito gratificantes, tais como o DiscoverEU e o voluntariado, que têm financiamento e uma duração que pode ir de 1 dia a um mês.

Os alunos tiveram também a oportunidade de partilhar algumas experiências de mobilidade com as jovens da IESN Minho, deixando claro que todos podem e devem usufruir das vantagens de um programa que é um símbolo da identidade e coesão europeias.