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Alunos da EPATV voaram até à Republica Checa para participar no projeto ERASMUS+ sobre a promoção do diálogo entre povos contra a violência e a discriminação

Alunos da EPATV voaram até à Republica Checa para participar no projeto ERASMUS+ sobre a promoção do diálogo entre povos contra a violência e a discriminação

Alunos da EPATV voaram até à Republica Checa para participar no projeto ERASMUS+ sobre a promoção do diálogo entre povos contra a violência e a discriminação

A Escola Profissional Amar Terra Verde participou, entre os passados dias 16 e 22 de Outubro, numa mobilidade transnacional de alunos em Chrudim, República Checa. O evento estava inserido nas atividades da parceria estratégica entre escolas correspondente ao projeto Erasmus+ “Never-No enemies Violence: Equal Rights”, que visa promover a não-violência e a sadia convivência entre povos, raças e religiões, reforçando o diálogo, a partilha de experiências entre escolas, o desenvolvimento do tema nos curricula, promovendo o espírito empreendedor e criativo e de aceitação da diferença. Esta parceria integra seis países: Eslováquia (o coordenador), Polónia, República Checa, Portugal. Itália e Turquia.

Desta mobilidade fizeram parte um grupo de 4 alunos e dois professores, que participaram em diversas atividades de sobeja importância cultural e educativa, designadamente um diálogo com representantes eclesiásticos no sentido de estimular o diálogo interreligiões, com representantes das autoridades locais, uma visita a um núcleo museológico subordinado ao tema de uma aldeia destruída pelas forças de ocupação alemãs na Segunda Guerra Mundial e, também workshops diversos visando a integração dos alunos participantes. 

A promoção da interculturalidade, a aceitação da diferença e do diálogo foram uma constante, em paralelo com a vivência de experiências genuínas e únicas com alunos de outras nacionalidades que possibilitaram aos participantes a oportunidade de trabalharem de forma colaborativa em grupos internacionais. Sendo a língua oficial do projeto o inglês, todos os alunos viram acrescida a sua motivação para o estudo linguístico.

No tocante aos docentes, estes discutiram formas de integrar estas valências nos curricula em vigência, de desenvolver novas metodologias pedagógicas de abordagem dos temas que promovam a integração, a tolerância, a inclusão e a inovação.

O regresso da equipa participante trouxe na bagagem novos horizontes com planos de implementação, e o desejo de promover o debate nas temáticas discutidas aproximando-o ao poder político executivo, assim como, às entidades estatais, ou não, vocacionadas para a área temática do projeto.”

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