/
/
X Encontro Distrital de Clubes da FLORESTA/PROSEPE

X Encontro Distrital de Clubes da FLORESTA/PROSEPE

 

O Epanatura, Clube da Floresta da delegação de Amares, da Escola Profissional Amar Terra Verde, participou no X Encontro Distrital dos Clubes da Floresta do Prosepe, no passado dia 21 de Maio de 2010.

Segundo o coordenador do Clube, Marco Alves, participaram 68 alunos, acompanhados pelos professores Rui Silva, Clara Sousa, Rosa Vieira, Gonçalo Alves, José Dantas, Marta Barbosa, Sandra Nobre e Ilita Rodrigues.

O programa iniciou pelas 9h00, com a recepção aos participantes, no Parque Radical, em Esposende, onde chegaram os autocarros. Neste Ponto de Encontro foi entregue a documentação e mapas para a actividade pedestre classificativa, bem como outro material.

Chegados ao ponto de partida, iniciou-se o percurso pedestre do Trilho da Sra. da Guia de Belinho até ao Monte de S. Lourenço. Após a subida de uma enorme escadaria até à capelinha da Sra. da Guia, por entre a majestosa floresta, caminhou-se durante cerca de 2 horas, num trilho acompanhado de uma paisagem magnífica: Monte e Mar.

Já no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, onde decorriam as oficinas e os jogos, ainda se pôde assistir à cirurgia de árvores, levada a cabo pela Associação Florestal do Cávado.

Após a entrega dos questionários, que foram preenchidos, ao longo do percurso, e da entrega de garrafas de água e respectivas tampas, foi altura do piquenique, para se restabeleceram energias e se proporcionar a continuação de um convívio verdadeiramente sadio entre todos.

No final, na festa de encerramento, algumas escolas apresentaram mensagens ambientais e foram entregues os prémios aos Clubes da Floresta vencedores e os prémios de participação a todos os estabelecimentos de educação e ensino presentes.

Os objectivos definidos para esta actividade, tais como a sensibilização dos alunos para a conservação da natureza e da sua biodiversidade, o conhecimento da biodiversidade do Litoral Norte de Esposende, a realização de uma prova ao longo de um percurso pedestre e a contribuição para a interiorização de preocupações ambientais nas tomadas de decisão foram indubitavelmente atingidos.

Trabalhando para uma Escola mais inclusiva, responsabilizando, ensinando, despertando afectividades sociais, de biodiversidade e florestais, foi o terceiro encontro consecutivo em que o Clube orgulhosamente participou. Uma vez que o entusiasmo dos alunos foi evidente e merecedor de repetição, fica aqui a promessa, para bem servir a Floresta e o Ambiente.