/
/
O dia de S. Valentim

O dia de S. Valentim

 

O dia de S. Valentim Existem várias teorias relativas à origem de São Valentim e à forma como este mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. Uma das histórias retrata o São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc. III d.C., havia recusado abdicar da fé cristã que professava. Outra defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte. Ambas as teorias apresentam factores em comum: São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir, que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.

 

Muitas são as tradições associadas ao dia de São Valentim, variando de país para país. A tradicional troca de cartões, cartas e bilhetes apaixonados no dia 14 de Fevereiro teve origem na altura da própria lenda de São Valentim, quando este teria deixado um bilhete à filha do seu carcereiro. Nos dias de hoje, é entre os mais novos que estas mensagens de São Valentim são mais populares, sendo uma forma de expressarem as suas paixões.Na Escola profissional Amar Terra Verde, o dia dos namorados foi assinalado com tradição, mas também não faltou a inovação e o romantismo…as imagens comprovam!

 

Delegação de Amares

Galeria dos namorados, com decorações alusivas à data, e Concurso Mister e Miss EPATV, cujos vencedores foram Elisabete Correia (10ºAnimador Sociocultural) e Márcio Vieira (10º Técnico de Óptica Ocular), promovido pelos alunos de Técnico de Vendas. Mesa romântica elaborada na entrada principal da escola pelos alunos de Técnico de Comércio.

Últimas Atualizações