/
/
A Delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde quer ser uma Eco-Escola

A Delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde quer ser uma Eco-Escola

 

A Delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde inscreveu-se, no presente ano lectivo, no Programa Eco-Escolas com o objectivo de melhorar o seu desempenho ambiental e a gestão do seu espaço escolar.

O Programa Eco-Escolas é um programa internacional vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, e visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do ambiente.

Seguindo a metodologia do Programa Eco-Escolas, constitui-se o Conselho Eco-Escola (Coordenado por Sara Leite, Subdirectora da EPATV) e realizou-se uma auditoria ambiental à Escola.

 

No sentido de obter mais informações importantes para o sucesso deste projecto, a Delegação de Amares da EPATV esteve presente no Seminário Eco-Escolas, que decorreu nos dias 13, 14 e 15 de Janeiro, na Maia.

Foi assim possível à Delegação de Amares da EPATV reconhecer algumas deficiências nas suas práticas, e elaborar um plano de acção nos quatro temas obrigatórios para a obtenção do galardão (bandeira verde Eco-Escolas): Água, Resíduos, Energias e Alterações Climáticas.

Os alunos estão já a trabalhar para cumprir todas as metas estabelecidas no plano de acção para este ano lectivo…e os resultados começam a aparecer.

Foram já colocadas papeleiras em todas as salas de aulas e mini-ecopontos nos dois pisos da escola. Os alunos elaboraram também um pilhão e papeleiras para todos os gabinetes de trabalho da escola.

No sentido de uma maior consciencialização para a problemática do excesso de emissões de dióxido de carbono, aquecimento global, e consequentes alterações climáticas, foi projectado para todos os alunos o documentário “Uma Verdade Inconveniente”, protagonizado por Al Gore.

Os temas estão divididos pelas turmas, e os alunos estão a desenvolver as correspondentes actividades, que estão agendadas, na sua maioria, para o terceiro período.

Em anexo, seguem já fotos de algumas das actividades realizadas.

A Delegação de Amares da EPATV considera estas actividades de extrema importância no âmbito deste projecto, uma vez que proporcionam aos alunos a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global.