/
/
Curso de Bombeiro visita Escola Nacional de Bombeiros na Lousã

Curso de Bombeiro visita Escola Nacional de Bombeiros na Lousã

 

No âmbito da disciplina de Técnicas de Extinção de Incêndios, os alunos do Curso de Bombeiro, visitaram no passado dia 26 e 27 de Abril, as instalações da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), na Lousã, e o Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), acompanhados pelo professor Gonçalo Alves.

Situada em plena Serra da Lousã, a Escola Nacional de Bombeiros, é um Centro de Formação Especializado em Incêndios Florestais, criado em 1 de Março de 2004. Anteriormente, nas mesmas instalações e desde 1999, funcionou o Centro de Formação da Lousã da ENB que se dedicava a formação diversificada para os Bombeiros.

O Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF) é uma infra-estrutura criada pela ADAI, com o apoio da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal da Lousã. Foi concebido como estrutura de apoio à investigação experimental sobre fogos florestais, nomeadamente sobre as características da sua propagação. O LEIF possui diversas mesas de combustão, algumas delas únicas no Mundo inteiro, especialmente desenhadas e construídas sob a supervisão da ADAI e dedicadas ao estudo do efeito do vento e declive na propagação dos fogos florestais. Ambas as instituições têm a sua sede no Aeródromo da Lousã, em terrenos e instalações cedidas pela Câmara Municipal da Lousã.

No Centro Especializado de Incêndios Florestais os alunos tiveram a oportunidade de assistir à palestra: “Comportamento dos Incêndios Florestais”, efectuada pelo Professor Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra e responsável pela ADAI. Posteriormente, no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, os formandos puderam visualizar alguns ensaios/experiências de investigação sobre o comportamento dos incêndios florestais em diferentes declives, com influência de diferentes condições atmosféricas, perante um combustível com as mesmas características. Estas experiências proporcionaram aos alunos compreender a evolução dos incêndios florestais e os factores que influenciam o seu comportamento, sensibilizando-os para as situações de risco e procedimentos de segurança a adoptar no combate a incêndios florestais.