/
/
Visita de estuda à ETAR

Visita de estuda à ETAR

 

No passado dia 14 de Maio os alunos do primeiro ano dos cursos T2-Cabeleireiro, T2-Bombeiro, Técnico de Comunicação e Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho da EPATV, Delegação de Amares, visitaram uma ETA (Estação de Tratamento de Água) e uma ETAR(Estação de Tratamento de Águas Residuais) da empresa AGERE.

Durante a manhã os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da ETA e observar a captação, o tratamento e a adução da água. Os formandos observaram as várias etapas do processo que a estação faz no tratamento de água: Coagulação; Floculação; Decantação, Filtração; Desinfecção; Fluoretação; Correção de PH.

Da parte da tarde, os alunos visitaram a ETAR, uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica, mais comum chamarmos de esgotos sanitários, para depois serem escoadas para o rio Cávado com um nível de poluição aceitável, conforme a legislação vigente para o meio ambiente. Numa ETAR as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.