/
/
Dia Internacional da Sociedade de Informação

Dia Internacional da Sociedade de Informação

 

Realizou-se, no auditório da delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde, no dia 14 de Maio, um debate sobre o “Papel das Novas Tecnologias na Sociedade”, integrado no Dia Internacional da Sociedade de Informação, efectivado pelos docentes e alunos do Curso Operador de Informática. Este debate foi emitido em directo via internet em http://opinfor-amares.blogspot.com .

Estiveram presentes como intervenientes no debate, internos à escola, a Drª Sandra Araújo, Directora Pedagógica; a Drª Alberta Duarte, Psicóloga; o Dr. José Carlos Barros, professor e humanista; como convidadas externas a Drª Cidália Abreu e a Drª Sara, respectivamente, Psicóloga e Socióloga, na Câmara Municipal de Amares. O Moderador foi o Director de Curso, António Cunha, que fez questão, após as apresentações, de apelar ao público presente, professores e alunos, para contribuírem com as suas opiniões.

O debate foi iniciado pela Directora Pedagógica, com uma visão histórica sobre a Comunicação e a facilidade com que esta evoluiu ao longo dos anos, levando a grandes transformações no relacionamento das pessoas, que leva a que haja debates destes para salvaguardar os aspectos positivos e apontando os negativos.

Visualizou-se um pequeno filme, produzido pela Microsoft, com uma visão daquilo que, num futuro próximo, será uma realidade em termos tecnológicos.

Foram apresentados pelo Professor António Cunha alguns números que impressionaram os presentes sobre os utilizadores da Internet.

Sendo um local de ensino, alertou-se para o acompanhamento do ensino na evolução das Novas Tecnologias, uma vez que os alunos são os maiores utilizadores dos computadores, telemóveis e outros. Foi lançada a questão aos representantes da Direcção presentes se a escola está preparada para acompanhar a evolução tecnológica, a Directora Pedagógica referiu que se tem tentado acompanhar com a compra de equipamento informático novo, quadros interactivos e outros, assim como na formação dos professores. No seguimento desta informação, destacou-se o papel dos docentes como mediadores entre a Sociedade de Informação e a do Conhecimento, que estão a ser cada vez mais confundidos e cabe aos professores, educadores e pais prevenir que isso não aconteça.

Foi também discutida a facilidade na resolução e organização de tarefas diárias com o uso das tecnologias assim como, o reverso da moeda, a individualização do ser humano na sua utilização. Foi focado o papel das Redes Sociais na Sociedade, nomeadamente nas camadas mais jovens, se estes vivem numa sociedade real ou virtual, como será o convívio social dos jovens num futuro muito próximo e consequências da chamada Geração Magalhães.

Quando se falou em censura e liberdade na internet, concluiu-se que a internet nasceu com liberdade, cabe aos pais e educadores fazerem a censura no acesso a informação perigosa e injuriosa e às entidades competentes, nomeadamente, Tribunais no julgamento de casos que sejam considerados crime.

Também foi levantada a questão da substituição dos livros pela tecnologia, o que para uns é improvável para outros parece evidente.

Ficaram no ar várias dúvidas que só o futuro poderá dissolvê-las, a saber, se o relacionamento humano se está a extinguir, se estamos cada vez mais egoístas e se comunicamos mais mas cada vez estamos mais sós…

A conclusão mais pertinente deste debate e que não pode ser esquecida é que um meio tecnológico, seja ele qual for, deve ser usado como uma ferramenta e nunca como um fim.

A par deste debate, outras actividades foram criadas para assinalar este dia, nomeadamente um NetPaper, onde os alunos eram convidados a responder a um questionário online, cujas respostas poderiam ser pesquisadas na Internet e projecção de diversos filmes sobre a evolução tecnológica.