/
/
Campanha de recolha de óleos domésticos

Campanha de recolha de óleos domésticos

 

O óleo alimentar, após ser utilizado, não é lixo mas sim um resíduo que pode ser reutilizado em diversas áreas. Uma alternativa para o aproveitamento do óleo alimentar usado é o fabrico de sabão, que pode, inclusivamente, ser feito de uma forma doméstica.

Este processo é geralmente o resultado da reacção química entre uma base (vulgarmente hidróxido de sódio) e ácidos gordos. Os ácidos gordos estão presentes em diversos compostos, particularmente nos óleos alimentares usados. Esta reacção é denominada saponificação.

Imbuídos deste espírito, muitos alunos da delegação de Amares da EPATV trouxeram para a escola vários litros de óleo que, desta forma, já não poluirão os lençóis de água.

Os alunos do curso Técnico de Análise Laboratorial, coordenados pela professora Manuela Caçador, Isménia Loureiro, Sylvie Rodrigues e Paula Costa, dedicaram um dia à produção de sabões utilizando o óleo alimentar recolhido na escola.

Foram elaborados sabões com várias cores, formas e aromas numa actividade muito enriquecedora, quer no que respeita os conteúdos da componente de formação técnica quer no que concerne à formação cívica dos alunos e ao desenvolvimento da capacidade de entreajuda e de trabalho em equipa.

Este é mais um projecto desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas, cumprindo o previsto no plano de acção para a temática da água.

Na EPATV, todos estamos conscientes do nosso papel na construção de uma sociedade mais amiga do ambiente. Devemos ser a mudança que queremos ver!