/
/
Campanha de recolha de óleos domésticos

Campanha de recolha de óleos domésticos

 

O óleo alimentar, após ser utilizado, não é lixo mas sim um resíduo que pode ser reutilizado em diversas áreas. Este óleo, se despejado no saneamento público, torna-se altamente prejudicial ao meio ambiente, dado o seu alto poder de contaminação dos solos e, consequentemente, dos lençóis de água. Na realidade, apenas 1 litro de óleo pode poluir 10 000 litros de água!

Estimativas indicam que apenas 1% do óleo usado no mundo é tratado.

Uma alternativa que pode ser utilizada para o aproveitamento do óleo alimentar usado é o fabrico de sabão, que pode, inclusivamente, ser feito de uma forma doméstica.

Este processo é geralmente o resultado da reacção química entre uma base (geralmente hidróxido de sódio) e ácidos gordos. Esta reacção é denominada saponificação. Os ácidos gordos estão presentes em diversos compostos, particularmente nos óleos alimentares usados.

Os alunos do curso de Animador Sociocultural, coordenados pelo professor Rui Silva, estão a dinamizar uma campanha de sensibilização para a recolha de óleos alimentares usados, recorrendo a garrafas de óleo e às técnicas desenvolvidas na disciplina de Animação Sociocultural.

Imbuídos deste espírito, muitos alunos da delegação de Amares da EPATV têm trazido para a escola vários litros de óleo que, desta forma, já não poluirá os lençóis de água.

Os alunos do curso Técnico de Análise Laboratorial, coordenados pela professora Manuela Caçador, são os responsáveis pela produção dos sabões a partir do óleo alimentar recolhido, actividade que estará concluída no final do presente ano lectivo.

Este é mais um projecto desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas, cumprindo o previsto no plano de acção para a temática da água.

Na EPATV, todos estamos conscientes do nosso papel na construção de uma sociedade mais amiga do ambiente. Devemos ser a mudança que queremos ver!