/
/
Actividades sobre a saúde: Alimentação, Tabagismo e Sexualidade

Actividades sobre a saúde: Alimentação, Tabagismo e Sexualidade

 

Por Despacho do Secretario de Estado da Educação, Dr. Valter Lemos, a adopção de medidas que visem a promoção da saúde da população escolar, deve ser uma realidade em todas as escolas:

“…a educação para a saúde, para a sexualidade e para os afectos incluem-se entre as múltiplas responsabilidades da escola actual.”

(Despacho nº 2506/2007, de 20 de Fevereiro de 2007)

 

 

 

Cumprindo o disposto, a Delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde, em conjunto com a Equipa de Promoção de Saúde do Centro de Saúde de Amares, tem levado a cabo as seguintes actividades:

  • Apresentação de trabalhos, discussão e reflexão sobre vários temas do interesse dos jovens, com a participação de todas as turmas da escola, durante todo o ano lectivo. Foram já abordadas as temáticas da Alimentação, Tabagismo e Sexualidade.
  • Consulta de Apoio aos Jovens, a funcionar nas instalações da escola, quinzenalmente, durante todo o ano lectivo. Neste espaço os alunos têm a possibilidade de colocar questões e esclarecer dúvidas sobre nutrição, planeamento familiar, doenças, etc. São também disponibilizados aos alunos interessados preservativos e anticoncepcionais orais.
Foram apresentados, de uma forma geral, trabalhos muito criativos e bem elaborados, tendo sido muito elogiados pela Equipa de Promoção de Saúde. As abordagens aos temas foram feitas recorrendo a apresentações de diapositivos em PowerPoint, vídeos, peças de teatro, declamação de poemas, apresentação de materiais elaborados pelos alunos, etc. Apresenta-se em anexo fotografias que melhor ilustram as actividades realizadas.

A equipa de promoção de saúde (Dr.ª Ivone, Dr.ª Lúcia e Dr.ª Lurdes) durante a realização de um teste comprovativo dos malefícios do tabaco.

 

 

 

Apresentação dos trabalhos da turma de

T5 – Técnico de Comercio.

Trabalhos realizados pelos alunos de

Técnico de Comercio e de

Técnico de Construção Civil/Topografia.