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Transmitir as nossas heranças culturais para a geração jovem

Transmitir as nossas heranças culturais para a geração jovem

“Transmitir as nossas heranças culturais para a geração jovem” é uma parceria escolar Erasmus +, destinada a promover o intercâmbio de boas práticas. Este é um projeto de dois anos projetado para alunos de cursos de nível secundário. Alunos e professores de escolas de seis países (Letónia, Eslováquia, Roménia, Portugal, Itália e Turquia) concentrar-se-ão especialmente em estudantes desfavorecidos.

“Desfavorecido”, aqui, significa aqueles com menos oportunidades: desfavorecidos socioeconómicos (famílias desmembradas, etc.) e trabalhar para promover a preservação e transmissão de heranças e habilidades pessoais. A motivação para o nosso projeto vem da falta de consciência em preservar e transmitir as nossas heranças culturais para as novas gerações. A nova geração não está ciente do que herdou dos seus antepassados. Acreditamos que as escolas têm a responsabilidade de criar jovens conscientes para proteger as suas heranças. A falta de consciência do património motivou-nos para preparar este projeto.

Para avaliar a melhoria, realizaremos três avaliações: pesquisas pré, a meados e pós as atividades e resultados do projeto.
Os objetivos do nosso projeto são:

  1. Aumentar a consciencialização dos alunos sobre o património cultural, tanto heranças tangíveis como intangíveis em redor do mundo.
  2. Desenvolver as competências em inglês dos alunos.
  3. Melhoria da capacidade de colaboração e comunicação entre os alunos.
  4. Buscar e aprender as heranças culturais próprias e dos parceiros.
  5. Ajudar os alunos a melhorarem a autoconfiança, nas suas vidas e perspectivas de vida.
  6. Desenvolver a linguagem e a compreensão cultural.
  7. Refletir e identificar as melhores práticas para partilhar com os parceiros participantes e a comunidade em geral durante e após a vida do projeto.
  8. Desenvolver um site comum, uma página no facebook e um grupo no whatsapp onde os espectadores possam seguir os procedimentos do projeto. Eles serão capazes de se comunicar e construir um forte relacionamento baseado na partilha. Aumentarão a confiança dos alunos e as suas habilidades de comunicação, em TIC e outras competências. Os parceiros envolver-se-ão numa abordagem colaborativa ao partilharem eventos, objetivos planeados do projeto e resultados. 216 pessoas serão beneficiadas diretamente com o projeto. 72 dos participantes serão professores, 144 serão estudantes. Haverá 6 mobilidades durante o tempo de vida do projeto. Todas as mobilidades serão intercâmbios a curto prazo de grupos de alunos: na Turquia, Roménia, Letónia, Eslováquia, Portugal e Itália.

Grupo alvo:

O grupo alvo do nosso projeto são estudantes entre 14 e 17 anos. O projeto e todas as atividades afetam alunos e funcionários de todas as escolas parceiras. Prevemos que cerca de 5000 as utilizarão indiretamente ou serão alvo das atividades organizadas pelo projeto, como professores não participantes e estudantes das escolas parceiras em intercâmbios curtos, assim como outras partes interessadas, etc.

Atividades principais:

  1. Atividade de treino em heranças culturais – Turquia.
  2. Escolha do logótipo do projetos.
  3. Apresentações realizadas pelos alunos sobre os tópicos indicados em cada país.
  4. Redação de histórias – Eslováquia.
  5. Um workshop sobre a história e a técnica dos belos azulejos de Azulejo – Portugal.
  6. Um workshop sobre música e arte – Roménia.
  7. Um workshop sobre danças folclóricas – Letónia
  8. Um workshop sobre arte tradicional turca (Ebru)
  9. Um workshop sobre a preparação de um famoso prato italiano – Itália
  10. Viagens aos locais do património cultural de cada país

Resultados e impacto:

Os alunos aumentarão a sua consciência acerca do património cultural. Aprenderão sobre heranças culturais não apenas no seu país, mas também noutras partes da Europa, melhorarão o seu inglês, as habilidades de conversação, nas TIC, na comunicação e na colaboração. Estudantes socialmente desfavorecidos vão beneficiar diretamente do projeto. Aliás, é um dos nossos principais objetivos integrar esses alunos na sociedade. Com a conclusão do projeto, haverá produtos e resultados tangíveis e intangíveis. Como produtos tangíveis, podemos nomear um prato local, azulejos, um site de projeto, uma página no facebook, boletins, folhetos, folhetos, um dicionário de personagens de lendas e história dos países parceiros, etc.

Como resultados intangíveis, o desenvolvimento individual e de grupo, a compreensão do património cultural europeu, e as amizades ao longo da vida podem ser nomeadas. O projeto trará um aumento na consciencialização acerca do património, operada nos estudantes a longo prazo em todos países parceiros. As pessoas beneficiarão com os resultados do projeto além da sua duração. Acreditamos que o nosso projeto trará benefícios inestimáveis e duradouros. Assim, estes promoverão um aumento na consciencialização do património cultural entre jovens estudantes e fornecer aos alunos e funcionários as habilidades e competências necessárias para serem cidadãos europeus ativos.”

Mobilidades já realizadas

Mobilidade C1 – Odemis, Turquia – Esta mobilidade realizou-se em Dezembro de 2019. Nesta mobilidade os participantes puderam visitar diversos sítios arqueológicos, apr do que se desenvolveu a Kickoff meeting entre os professores participantes.

Mobilidade C2 – Targoviste, Roménia – Devido aos fortes riscos de saúde apresentados, em primeiro lugar, para os participantes, e em segundo, de uma forma alargada, para a comunidade escolar, a EPATV decidiu cancelar a viagem.

Em termos de atividades realizadas

Procedeu-se à constituição do grupo de trabalho do projeto, de que decorreram reuniões mensais (com exceção do período que decorreu da declaração de emergência pandémica), preparou-se o Erasmus Board do projeto (ver fotos em anexo) onde as novidades referentes ao projeto iriam ser divulgadas e realizaram-se os trabalhos previstos em sede de candidatura.