/
/
X Jornadas de Eletrónica e Automação da EPATV

X Jornadas de Eletrónica e Automação da EPATV

X Jornadas de Eletrónica e Automação da EPATV

X Jornadas de Eletrónica e Automação da EPATV

Os alunos dos Cursos Técnicos de Eletrotecnia, Frio/Climatização, Mecatrónica e Automação encheram, no dia 17 de janeiro o auditório da EPATV e não deram “o tempo como perdido”, neste dia dedicado às X Jornadas de Eletricidade, Eletrónica, Automação e Energia, graças aos assuntos inovadores abordados e à competência dos oradores que aliaram a prática à teoria. A voz e o telemóvel constituem a base das soluções para uma casa inteligente, poupada e aconchegada já hoje.

O desejo do prof. Vítor Machado — “não deem por perdido este tempo que é determinante para o vosso futuro que se constrói com formação e atualização permanentes” — foi plenamente cumprido numa jornada que começou com a saudação da Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, a solicitar aos alunos que “aproveitassem bem o contributo destes parceiros que engrandecem a nossa Escola Profissional, nos acompanham no dia a dia da vossa formação e vos recebem nos estágios profissionais”.

O mote central das Jornadas — sob diversos pontos de vista — centrou-se na domótica (robótica e novas tecnologias em casa) como caminho de futuro nas habitações, escolas, empresas e edifícios públicos, tendo a primeira proposta sido apresentada por Nelson Cardoso, da Skuatech, uma empresa de soluções de segurança (video-vigilância, deteção de intrusão, de incêndios e controlo de acessos). Trata-se de um setor de negócios que movimenta 58 biliões de dólares no mundo e 105 milhões de euros em Portugal.

Bruno Martins apresentou a solução Tébis, da Hager, como proposta técnica que simplifica a vida, integra controlar cenários de iluminação, sistemas audiovisuais, câmaras de segurança, temperatura ambiente, estores, e muito mais.

Também Sherman Alves, da Teka, ao debruçar-se sobre as redes estruturais em fibra ótica, acentuou que as novas tecnologias contribuem para uma vida mais despreocupada, segura, com poupança de energia, com mais qualidade e com menos gestos repetitivos.

Por fim, coube a Victor Neves, da Legrand, apresentar a solução técnica desenhada pela Valena Life cuja vantagem principal e poder ser instalada em edifícios já existentes ou em requalificação. No essencial, esta tecnologia inovadora faz com que a casa obedeça ao toque ou á sua voz entre outos o que faz com que conectar uma casa seja uma brincadeira de crianças. Sabe-se que, em 2022, “metade das pesquisas na Net seja feita por voz” – revelou Victor Neves, ao sublinhar algumas vantagens das novas soluções, cujo funcionamento demonstrou.