/
/
Visita de estudo aos Museos Científicos Coruñeses

Visita de estudo aos Museos Científicos Coruñeses

Nos dias 29 e 30 de Abril, as turmas do 2º ano de Técnico Auxiliar de Saúde e do 1º ano de Técnico de Comunicação rumaram à cidade da Corunha com o objetivo de visitar os museus científicos e conhecer um pouco do património artístico e arquitetónico da cidade. 

A primeira paragem foi no Aquarium Finisterrae que constitui um espetacular centro de divulgação científica da Corunha. Localizado junto da Torre de Hércules, outro dos grandes ícones desta cidade, o aquário expõe, entre muitas outras, as espécies representativas do ecossistema marinho da costa da Galiza, no sentido de aumentar as preocupações ambientais dos visitantes enfatizando a

necessidade de preservar os habitats marinhos. Com a exposição “Farmacuáticos – a botica do mar”, o curso Técnico Auxiliar de Saúde teve ainda oportunidade de verificar algumas das aplicações de substâncias marinhas no campo da pesquisa biomédica e da indústria farmacêutica.

O Homem é o tema central de todas as exposições do Domus – Casa do Homem, compilando vários módulos distintos sobre o corpo humano em áreas com a Psicologia, a Física ou a Genética. Com novos módulos interativos, os alunos tiveram oportunidade de descobrir como o conhecimento do ADN está a mudar a medicina e a torna-la mais personalizada. Puderam ainda observar aspetos da anatomia e fisiologia do cérebro com a nova área dedicada à inteligência humana.

Na Casa das Ciências a regra é: “Proibido NÃO tocar!”. Neste museu que acolhe um pêndulo de Foucault, o convite é experimentar as curiosidades da Física, viver a “ciência do dia-a-dia”. O museu é composto por três pisos de exposições interativas e um planetário. 

Cada um dos espaços visitados permitiu que a visita se complementasse e várias vertentes fossem trabalhadas: por um lado a cultural, por outro a pedagógica pela pertinência dos conteúdos, sem esquecer, ainda, a sensibilização para questões ambientais e o desenvolvimento de uma consciência ecológica.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208