/
/
Exposição de Lotarias abre “Aqui há Cultura!” em Vila Verde

Exposição de Lotarias abre “Aqui há Cultura!” em Vila Verde

Uma coleção única e inédita de várias centenas de bilhetes e cautelas de lotarias da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa abriu hoje, dia 17 de março, o programa “Aqui há Cultura!”, na Biblioteca Machado Vilela, em Vila Verde, onde fica patente até ao dia 6 de abril.

Na sessão de abertura, para além de Júlia Fernandes, presidente da Câmara Municipal, estiveram presentes o colecionador António Meireles Martins, João Luís Nogueira, Diretor Geral da EPATV — Escola Profissional Amar Terra Verde —, e Fernando Capela Miguel, apresentador do colecionador e da exposição.

Na abertura desta mostra participaram algumas turmas da EPATV e da Escola Secundária de Vila Verde que puderam conhecer réplicas de jogos bem conhecidos dos portugueses que se realizam todas as semanas. A exposição proporciona uma viagem aos segredos e meandros das Lotarias onde se aprende e compreende a sua importância e o fabuloso contributo dado por elas para o apoio social e cultural.

O Diretor Geral da EPATV não deixou de lembrar que “entre a sorte e o azar do jogo está a competência” e agradeceu a António Meireles Martins pela feliz ideia de mostrar mais de cem cautelas desde 1940. João Luís Nogueira agradeceu a colaboração prestada pela Biblioteca Machado Vilela neste programa dinamizado pela EPATV e Câmara Municipal de Vila Verde.

A edil vila-verdense felicitou as escolas presentes e os promotores da Mostra que permite “uma bela viagem às artes, ao passado e às grandes figuras da história de Portugal”.

Capela Miguel realçou que “é a primeira vez que se faz, em Portugal, uma exposição deste género que traduz a obra da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa no combate solidário contra a pobreza”.

Os papéis que António Meireles Martins, de 83 anos e natural de Urgeses, Guimarães, guarda, “valem muito pelo seu conteúdo e ajudam a combater a maior pandemia do nosso tempo, a ignorância”, acrescentou.

Este vimaranense oferece à comunidade uma décima parte da sua coleção de mais de três mil bilhetes de Lotaria, sendo conhecido pelas suas várias coleções, como selos, automóveis e outras, iniciadas em 1940.