/
/
Visita de estudo a Barcelona

Visita de estudo a Barcelona

Os alunos dos cursos de Condução de Obra e Higiene, Segurança no Trabalho e Ambiente- 3º Ano, acompanhados pelos professores Marco Alves e Marta Barbosa, realizaram uma visita de estudo a Barcelona, nos dias 10, 11 e 12 de julho.

Estando ambos os cursos diretamente ligados à mesma área, foi possível aos dois cursos presenciarem algumas construções características e diversas, assim como verificarem in loco alguns conteúdos abordados nas disciplinas técnicas.

Barcelona oferece a possibilidade de percorrer a pé desde as ruínas romanas e a cidade medieval até os bairros do modernismo catalão, com os seus edifícios característicos, as ruas arborizadas e as largas avenidas.

No primeiro dia, os alunos visitaram alguns dos lugares mais frequentados de Barcelona na Rambla, local do alojamento, uma passarela situada entre a Praça da Catalunha e o antigo porto de Barcelona, zona de quiosques de flores, cafeterias, restaurantes e lojas comerciais. Desta forma, os alunos puderam admirar vários edifícios de interesse, como o Palácio da Vice-rainha, o Mercado da Boqueria e o famoso teatro Grande Teatro do Liceu. Uma rua lateral à Rambla conduziu à Praça Real, onde se encontraram palmeiras, edifícios, cervejarias, restaurantes e postes desenhados por Antoni Gaudí e, finalmente, o Bairro Gótico, que conserva a arquitetura típica da Baixa Idade Média, o núcleo mais antigo da cidade e seu centro histórico, onde se visitou a Catedral de Barcelona e, com o mesmo estilo, a Igreja de Santa Maria do Mar, caracterizada por sua austeridade e harmonia nas medidas.

No segundo dia, após uma pequena viagem de metro, foi altura de visitar o Parque Güell, um grande parque urbano com elementos arquitetónicos situado no distrito de Gràcia, e a Casa Milà, também chamada de La Pedrera. Posteriormente, entre uma multidão de visitantes de todo mundo, foi altura para a visita a um dos mais representativos monumentos, o Templo Expiatório da Sagrada Família, que Gaudí deixou inacabado e que segue sendo construído lentamente, como as catedrais na Idade Média.

O terceiro dia foi destinado à visita de outros locais emblemáticos, como o Hard Rock Café, a Marina e a Praia de Sant Sebastiá.

Já a pensar no regresso, os alunos e professores realizaram as suas caricaturas junto dos “artistas de rua” e compraram alguns “recuerdos” para familiares e amigos.

IMG_6208

IMG_6208