/
/
Velas por òleo – Amares

Velas por òleo – Amares

As docentes Clara Sá e Paula Costa, participaram em ateliers de carácter prático conducentes a um enriquecimento de estratégias em educação ambiental, no Seminário das Eco-Escolas, em Águeda, nomeadamente “Vela por Óleo”, que acharam de elevada importância para a escola. Desta forma quiseram também proporcionar aos alunos da delegação de Amares, esta experiência. Este projeto consistia em recolher óleo doméstico, que é despejado na rede pública de esgotos, contaminando as águas e os solos. A nossa missão era sensibilizar a comunidade escolar pelo prejuízo causado pelo óleo alimentar e valorizar a reciclagem e o seu reaproveitamento na elaboração de velas aromáticas.

Em Fevereiro deslocou-se um formador à Delegação de Amares que ensinou como todo o processo se realizaria. Foi dado a cada aluno, docente e não docente, um oleão que nos permitiu recolher o óleo usado das nossas habitações. Após esta recolha, uma parte foi usada nas velas, o restante foi entregue para reciclagem. A escola recolheu 4 barricas de 50 litros de óleo usado, feita pelos alunos, pais e professores.

   As velas previnem a contaminação da água pelos óleos alimentares usados, poupam recursos naturais, e são velas vegetais perfumadas com fragâncias de boa qualidade.

Este projeto foi acolhido com muito carinho por toda a comunidade escolar que além de recolher o óleo alimentar, elaborar as velas ainda fez embalagens para depois as vender e angariar verbas para o EPAJUDA, grupo de voluntariado da EPATV.

O balanço desta atividade foi muito gratificante e o respeito pela natureza e os seus recursos desenvolveram mais uma vez a consciência coletiva de responsabilidade ambiental de forma sustentável e duradoura.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208