/
/
“Troca de papéis” pela Igualdade de Género

“Troca de papéis” pela Igualdade de Género

No dia 24 de outubro realizou-se uma atividade com as turmas de 3º ano dos Cursos de Esteticista e de Refrigeração e Climatização, no âmbito da temática de Igualdade de Género.

Esta proposta de atividade consistiu na inversão de papéis, tendo as turmas trocado de sala de formação e de professor, ou seja, as alunas de esteticista tiveram uma aula de refrigeração – onde aprenderam a fazer uma derivação simples, comandando um ponto de luz de um local – e os alunos de refrigeração tiveram uma aula de estética – na qual executaram manicures aos colegas de ambos os géneros.

No final, todos os alunos preencheram um inquérito onde lhes foi perguntado se perceberam o objetivo da formação, se gostaram, se achavam que havia profissões específicas para homens ou mulheres e se trocariam de curso.

Na maioria das respostas podemos constatar que, felizmente, os nossos jovens são sensíveis a uma sociedade de igualdade de direitos e deveres onde a liberdade expressa como todos somos capazes e temos o direito de ser felizes. Não acharam que havia profissões de acordo com os géneros e alguns sentiram-se muito confortáveis caso trocassem de curso.

Foi uma atividade muito apreciada, provando que a originalidade e inovação são sempre muito atrativas no processo de aprendizagem e crescimento humano dos alunos.