/
/
Somos uma Escola SaudávelMente!

Somos uma Escola SaudávelMente!

A EPATV foi distinguida com o Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão’’ atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Este selo pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento cognitivo, emocional, social e de carreira, assim como da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.
A atribuição desta distinção resultou da candidatura apresentada pelo Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), que se tem vindo a destacar, por assegurar, juntamente com a equipa pedagógica da EPATV, que todos os alunos têm as mesmas oportunidades de desenvolvimento de todo o seu potencial (cognitivo, social e emocional). Defendemos uma política de Saúde Psicológica Escolar integrada e coerente, com uma visão holística do desenvolvimento e uma abordagem centrada na colaboração com a família e a comunidade, na acessibilidade, qualidade e adaptação equitativa às necessidades de todos.
Somos uma escola que não se preocupa apenas com os alunos, mas também com todos os intervenientes no espaço escolar (Professores, Técnicos, Auxiliares e Encarregados de Educação), dos quais dependemos também para que sejamos uma Escola SaudávelMente e por isso, tentámos fazer a diferença e contribuir para o bem-estar de todos, oferecendo um ambiente seguro para os alunos estudarem, crescerem saudáveis e serem felizes, como também um espaço de trabalho saudável. Ao longo dos anos, a EPATV e o SPO têm vindo na apostar tanto promoção da saúde psicológica, como também na prevenção e intervenção da mesma.

‘’ É com grande alegria que informamos que o seu contexto de educação foi distinguido com a atribuição do Selo “Escola Saudávelmente – Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2022-2024! Parabéns! O seu contexto é uma referência na promoção da Saúde Psicológica Escolar, através das suas políticas e práticas educativas relativas à promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, do comportamento, da carreira, da inclusão e da saúde psicológica e do sucesso educativo da comunidade. A promoção da Saúde Psicológica e do Sucesso Educativo é, no nosso entender, absolutamente crucial para o desenvolvimento das crianças e jovens e urge que mais e mais estabelecimentos de ensino se organizem no sentido de apostarem em políticas e práticas de intervenção nestas áreas. Parabéns por todos os esforços desenvolvidos até aqui! “

Sofia Ramalho
Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses