/
/
Seis compromissos para consolidar a excelência

Seis compromissos para consolidar a excelência

 
João Luís Nogueira começou a sua intervenção com um agradecimento a todos os colaboradores “cujo esforço e dedicação permitiu atingir os objetivos no ano passado”.

O Diretor Geral da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) apresentou, no dia 7 de setembro, os seis compromissos a cumprir neste novo ano letivo, para manter o sucesso desta escola: manter o número de alunos, alicerçar o reconhecimento externo, diversificar as ofertas educativas, incrementar o trabalho colaborativo com a comunidade, assegurar um quadro de colaboradores motivado e continuar a ser uma escola inclusiva.

João Luís Nogueira falava aos colaboradores da EPATV sobre o balanço do ano letivo anterior e o esperado no novo ano. Partindo do pressuposto de uma gestão democrática, sustentabilidade ambiental e cumprimento das leis, o responsável máximo da EPATV não esqueceu a necessidade de novas metodologias de ensino, as atividades coletivas, criativas e inclusivas bem como o acompanhamento psicossocial dos alunos e a autoavaliação.

No seu entender, o reconhecimento externo da EPATV assenta na pluralidade de atividades, bem divulgadas, na parceria com empresas e personalidades, bem como num ainda maior envolvimento dos encarregados de educação.

A diversificação de ofertas educativas aponta para a formação de ativos, através de workshops e palestras culturais, CET’s (Cursos de Especialização Tecnológica) em regime pós-laboral, prestação de serviços pelas oficinas e a realização de um ATL de Verão para ocupação dos tempos livres das crianças.

A EPATV não quer perder a sua “marca de água” como escola inclusiva através de gestão participada, diferenciação pedagógica, comunicação vertical e horizontal, potenciação de talentos e voluntariado estruturado.

João Luís Nogueira anunciou o fim do horário de 40 horas semanais “para criar maior equilíbrio entre docentes e não docentes”.

 
NÚMEROS DE SUCESSO

O ano letivo 2021-2022 teve uma taxa de sucesso de 90 por cento e uma execução plena do seu Plano Anual de Atividades.

“O abandono — nove por cento — constitui uma das nossas preocupações numa Escola de excelência” (com 17,4 de média na avaliação dos alunos que realizaram estágio profissional junto das empresas) — alertou, não ignorando fatores especiais dos últimos anos, como os efeitos da pandemia.

Para otimizar o uso das oficinas e equipamentos da EPATV, João Luís Nogueira anunciou a candidatura ao Centro Tecnológico de Especialização (CTE) Industrial, no âmbito do PRR (Plano de Resolução e Resiliência) e, numa segunda fase, um CTE em Energias Renováveis.

O Diretor da EPATV desafiou os professores para que continuem a usar “uma pedagogia de rigor que, por outro lado, assuma uma forma de acompanhamento que não deixe ninguém para trás”.